PIB cresce 0,4% no segundo trimestre do ano e surpreende o mercado

Resultado ainda não é forte o suficiente pra fazer o país sair de um crescimento econômico moroso, dizem esconomistas


O mercado financeiro esperava um crescimento de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, mas foi surpreendido com o dobro disso no segundo trimestre do ano, em comparação com o trimestre anterior.

Com o resultado de 0,4% positivo, o PIB (de todos os bens e serviços produzidos no país) de 2019 fica mais perto de 1% e pode gerar uma onda de otimismo na economia brasileira.

Segundo nota divulgada hoje (29) pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, isso é resultado da estratégia adotada pelo governo, de crescimento com responsabilidade fiscal. Para a equipe econômica do governo, a atuação vem se mostrando acertada.

"Apesar do forte ajuste nas contas públicas, representada por uma queda de 1% no consumo do governo, o crescimento no trimestre foi positivo e acima das projeções de mercado", disse a secretaria na Nota Informativa - Resultado do Crescimento do PIB. De acordo com a secretaria, as instituições financeiras esperavam crescimento de 0,2% (pesquisa Focus).

Para a maioria dos economistas do mercado, no entanto, o resultado ainda não é forte o suficiente pra fazer o país sair de um crescimento econômico moroso. 

A secretaria destaca que o cenário econômico continua desafiador. "O ajuste fiscal em curso, a baixa produtividade da economia brasileira e a incerteza da conjuntura internacional sugerem ainda um longo caminho a percorrer. Mas não deixa de ser importante frisar que, a despeito desses desafios, a conjuntura brasileira hoje mostra-se mais favorável do que era há alguns meses", finalizou a secretaria.


Com informações da Agência Brasil