Presidente da Câmara de São Sebastião promove reunião com EDP e anuncia investimentos

José Reis e EDP anunciaram investimentos de R$ 56 milhões em duas novas subestações


Com a proposta de esclarecer problemas no atendimento da empresa de fornecimento de energia, a EDP, em São Sebastião, o presidente da Câmara Municipal, José Reis, promoveu reunião, na última quinta, 28, com representantes da concessionária que anunciaram investimentos de R$ 56 milhões em duas novas subestações.

O encontro contou com a presença dos vereadores André Pierobon e Diego Nabuco, dos chefes de gabinete Bruno Zimmer, Rairon dos Santos e Nilande Aguilar, representando, respectivamente, os vereadores Pedro Renato, Wagner Teixeira e Edivaldo Pereira Campos (Teimoso), do analista de relacionamento comercial em grandes clientes e poder púbico da EDP, Rafael Campos, e do engenheiro da concessionária, João Marcos de Souza.

Ao abrir o encontro, o presidente Reis frisou a importância da presença da EDP no Legislativo e do estreitamento de relações para a discussão dos problemas em busca de soluções e conhecimento dos investimentos da empresa. Os principais temas abordados foram as constantes quedas de energia elétrica afetando boa parte do município, iluminação pública, serviços de poda, aumento de terifas e investimentos na melhoria do atendimento.

Responsável pela distribuição de energia em 28 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba e das cidades de Caraguatatuba e São Sebastião, no Litoral Norte, a EDP conta com três subestações em São Sebastião, distribuídas em Maresias, Boiçucanga, que passou a operar com três equipes, e Barra do Una, sendo que mais duas serão inauguradas.

Ainda este mês, começa a operar a de Juquehy (Costa Sul), orçada em R$ 32,7 milhões, e em junho, a do bairro Olaria (Costa Norte) um investimento de R$ 23,3 milhões. Os projetos visam expansão, reforços, melhorias de flexibilidade operativa e qualidade de atendimento no município, explicaram os representantes da concessionária que também responderam aos questionamentos dos vereadores.

Sobre recentes casos como o incêndio na subestação da Topolândia, afetando o atendimento no município, eles informaram que a operação é de responsabilidade da ISA CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica.

Iluminação

Em relação aos problemas de iluminação pública, explicaram que as manutenções são realizadas por equipe própria e que é importante o contribuinte ter o protocolo do pedido de reparo para que a direção saiba se oatendimento da EDP foi eficiente. O presidente Reis comentou o grave problema do excesso de lâmpadas queimadas em todo o município, por longos períodos, e questionou se o contribuinte tem de registrar o pedido de troca.

"Há muitos lugares com lâmpadas queimadas e, na Costa Sul, estão há muito tempo", disse Reis que defendeu a desburocratização do atendimento e a possibilidade de as próprias equipes de manutenção da EDP, quando identificarem os problemas em suas vistorias, poderem encaminhá-los diretamente para agilizar o atendimento.

Reis questionou se as lâmpadas apagadas são pagas pelo município. Rafael Campos explicou que são seguidos critérios da Agência Nacional de Energia (Aneel) que determina o horário de consumo e a cobrança é feita independente de as lâmpadas estarem queimadas ou não.

A EDP informou, ainda, que há trabalho de parceria com a Prefeitura para levar iluminação em núcleos habitacionais, mas que a empresa somente pode efetuar os serviços em locais autorizados pela Prefeitura ou órgãos responsáveis. Como exemplo, citou o núcleo Lobo Guará, onde a energia passa por faixa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Poda de Árvores

De janeiro a abril deste ano foram realizadas 9.598 podas de árvores pelas equipes da EDP, sendo 80% delas na Costa Sul. Segundo o engenheiro João Marcos, uma das reclamações é a demora pela remoção dificultada por não existir o Programa Bota Fora e o fato desses resíduos terem de ter deslocados para Caraguatatuba. "A recolha é difícil pelo problema de logística por falta de local de descarte de resíduos em São Sebastião", explicou o engenheiro.

Questionamentos

O vereador André Pierobon fez vários questionamentos em relação às obrigatoriedades da concessionária no município, o tempo previsto para atendimento aos reparos pela falta de energia, se há, no contrato com a EDP, previsão de repasse de subsídios para a concessionária. O vereador também indagou sobre as recentes quedas de energia, possível substituição dos postes de madeira e o aumento das tarifas.

Os representantes da EDP explicaram que a Prefeitura paga apenas o que consome e que, em relação aos problemas na subestação da Topolândia, é de responsabilidade da ISA CTEEP, uma empresa privada também regulada pela Aneel. O vereador comentou as dificuldades com essas quedas bruscas como perda de alimentos, medicamentos questionando, ainda se existe uma tarifa social.

O engenheiro lembrou os investimentos que estão sendo realizados para melhorar a qualidade de distribuição de energia na rede, além da reestruturação de equipes, maquinários, veículos, aumento de equipes para melhorar o atendimento. Sobre a possível substituição dos postes de madeira, a equipe da EDP realiza inspeção e a troca é feita quando necessário.

Tarifas

Sobre o reajuste tarifário, Rafael Campos explicou que o consumo é regulado pela Aneel que determina a revisão tarifária das concessionárias. No caso da EDP acontece, anualmente, em outubro. Além disso, o aumento leva em conta as bandeiras estipuladas pelo Governo Federal em função da crise hídrica. Já, para ter direito à tarifa social, é preciso que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único. Basta entrar em contato com a EDP, dar o número do NIS para ser beneficiado.

As questões envolvendo as constantes quedas de energia, o tempo de resolução do problema e aumento das tarifas também foram apontadas pelo vereador Diego Nabuco. Ele lembrou que esses problemas foram relatados em Moção de Repúdio, de sua autoria, feita à EDP em busca de respostas e soluções para os problemas.

O vereador também pediu explicações sobre como a pessoa pode recorrer à EDP no caso de danos em aparelhos domésticos causados por queda de energia. Nesse caso, é feito um pedido pelo contribuinte que será avaliado pela EDP. Em São Sebastião é feito um laudo técnico, que é pago pelo cliente, mas é ressarcido, explicou o analista da EDP.

Rafael Campos frisou que está sendo feito grande investimento na região, com sistema interligado, para melhorar a qualidade do atendimento. Já, o engenheiro João Marcos explicou que, com as duas novas subestações em operação (Juquehy e Olaria), todo o município será beneficiado.

O presidente considerou importante a presença dos representantes da EDP na Câmara e a necessidade de novos encontros para esclarecimentos quando possível. "Queremos a melhoria do atendimento ao munícipe para que ele se sinta mais seguro em relação às questões que envolvem energia elétrica", afirmou Reis.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião