Reunião de Associações Comerciais da região debate políticas públicas e mudanças para o setor

Entre os temas levantados estão o programa Jovem Aprendiz e Cadastro Positivo


Na manhã desta segunda-feira (2), presidentes e representantes das Associações Comerciais filiadas a Facesp (Federação  das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) da RA 6 - Vale do Paraíba se reuniram para debater políticas públicas e esclarecer sobre mudanças no setor. O encontro aconteceu em Guaratinguetá.

O deputado federal e vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, conduziu a palestra sobre novas políticas públicas que colaboram com o desenvolvimento da economia brasileira. Entre os assuntos levantados, estava o Cadastro Positivo, que trata-se de um banco de dados com informações de pagamento (pagas em dia e/ou com atraso) dos compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (pessoa física ou jurídica), válido a partir deste mês.

Bertaiolli esclareceu que só faz parte do cadastro positivo o comportamento de pagamento de operações de crédito. Ou seja, transações pagas à vista, saldo em conta corrente, limites, investimentos, renda e aposentadorias não estão inclusas.

As principais mudanças:

  • Obrigatoriedade dos credores enviarem informação positiva
  • Inclusão automática do cliente
  • Necessária comunicação do consumidor
  • Birôs devem ser registrados no Banco Central
  • Fontes devem atualizar o histórico de crédito a cada 10 dias
  • Acesso gratuito às informações e ao score
  • Para consulta de score não há necessidade de autorização.
  • Para consulta de informações detalhadas haverá necessidade de AUTORIZAÇÃO específica.

Lei Geral de Proteção de Dados

É comum que o assunte cause receio nos consumidores, porém existe a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) que os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, além de estabelecer regras sobre como as empresas e o poder público tratam os dados pessoais, ou seja, como coletam, como armazenam, como vendem etc., fixando limites para que isso ocorra. A lei também trata de medidas a serem tomadas e punições a serem aplicadas em caso de vazamento e/ou mau uso dos dados coletados. Por essas razões, a coleta de dados para fins do Cadastro Positivo deve se ater aos limites da Lei de Proteção de Dados.

A Autoridade Nacional de Proteção De Dados (ANPD) (MP 869/18) passa a ser o órgão responsável por acompanhar e aplicar a LGPD. O órgão terá competência para aplicar punições, como a suspensão do funcionamento de banco de dados e a proibição do exercício de atividades relacionadas a tratamento de informações.

Liberdade de Empreender

A medida provisória aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, aguarda sanção presidencial para se transformar em lei. O objetivo é facilitar os negócios de baixo risco e estimular o empreendedorismo para gerar renda aos brasileiros. As principais medidas são:

  1. Fim da autorização prévia para atividades econômicas de baixo risco.
  2. Liberdade de horário e dia para funcionamento.
  3. Preços de produtos e serviços livremente definidos pelo mercado.
  4. Liberdade contra arbitrariedades.
  5. Presunção de boa fé.
  6. Afastamento de normas infralegais desatualizadas.
  7. Respeito aos contratos empresariais privados.
  8. Fixação de prazo e aprovação tácita.
  9. Digitalização.
  10. Liberdade para crescer.
  11. Liberdade contra abusos.
  12. Regulação Econômica limitada.
  13. Consolidação da jurisprudência do STF sobre personalidade jurídica.

O deputado federal também comentou sobre a reforma da previdência, liberação do FGTS, reforma tributária, frente parlamentar em defesa das associações comerciais e atualização da lei do Jovem Aprendiz.

Jovem Aprendiz

As alterações vem para simplificar e desburocratizar a contratação de jovens, desonerando o empregador e gerando cada vez mais oportunidade para nossa juventude.

Alguns aperfeiçoamentos propostos:

  • Simplificação do cálculo das cotas
  • Ampliação da possibilidade de Ensino a Distância
  • Possibilidade de a escola ser certificadora nos casos de alunos matriculados no Ensino Médio Técnico
  • Adaptação da carga de aula teórica para micro e pequenas empresas.