União Europeia impõe restrições às importações do aço brasileiro

Medida entrará em vigor no mês de fevereiro e poderá criar impactos no setor siderúrgico do país


Imagem aérea da gigante usina da Gerdau, em PindamonhangabaImagem aérea da gigante usina da Gerdau, em Pindamonhangaba (Foto : AgoraVale)O aço brasileiro poderá sofrer impacto nas atividades de exportações após a União Europeia decidir ontem (16) impor restrições sobre as importações de produto. O próprio Ministério das Relações Exteriores admitiu isso por meio de nota onde afirma que a salvaguarda "impactará as exportações brasileiras".

A medida criando barreiras segue a mesma linha imposta pelos Estados Unidos no ano passado e está prevista para entrar em vigor no início de fevereiro. O governo brasileiro se manifestou por meio do Itamaraty, onde informou que "tem dialogado com a União Europeia com o objetivo de preservar as exportações das empresas nacionais". No momento, estão em andamento consultas entre o Brasil e a União Europeia a respeito do tema.

No ano passado, os Estados Unidos sobretaxaram as importações de aço de outros países. Após gestões do governo, o aço brasileiro ficou fora da medida.

O Itamaraty informou que continuará atuando, em conjunto com os demais órgãos de governo federal e com o setor privado, "com todo o empenho na defesa dos interesses dos exportadores brasileiros".

Com informações da Agência Brasil