Comércio da Região Espera Aumento de 7% nas Vendas para o Dia das Crianças

Se a expectativa de crescimento se confirmar, o faturamento de R$ 5,4 bilhões será o maior para um mês de outubro desde 2008.


O comércio da região está otimista com as vendas para o Dia das Crianças, esperando um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os setores de roupas e calçados infantis, além das lojas de brinquedos, são os que mais devem se beneficiar.

O Dia das Crianças marca o início do último trimestre do ano, um período crucial para o varejo devido à injeção dos recursos do 13º salário. Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), se a expectativa de crescimento se confirmar, o faturamento de R$ 5,4 bilhões será o maior para um mês de outubro desde 2008.

"O Dia das Crianças deve confirmar o bom momento que o nosso comércio vem passando este ano. Fechamos o primeiro trimestre com um crescimento de 9,5%. No entanto, o lojista deve lembrar que faturamento não é lucro, pois as margens estão muito apertadas devido à concorrência acirrada, especialmente com o comércio online e as vendas da China", explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE mostram que os preços dos itens preferidos pelas crianças caíram em relação ao ano passado. Bicicletas tiveram uma queda de 6,23% e brinquedos de 5,71%. Já os preços de atividades de lazer e turismo, como hospedagem e ingressos para cinema e teatro, subiram, com destaque para a hospedagem, que aumentou 10,72%.