Dia do Aviador: INVOZ de São José dos Campos Homenageia Pioneiros da FAB e Embraer

O INVOZ reúne ex-pilotos e profissionais da FAB e da Embraer que, além de contribuírem com o setor, trabalham para preservar a cultura aeroespacial brasileira


Nesta quarta-feira (23) comemora-se o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), em referência ao voo pioneiro de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 1906. A data celebra não apenas o avanço tecnológico, mas também o espírito dos aviadores e profissionais que ajudaram a construir a história da aviação no Brasil. Entre esses pioneiros, muitos fazem parte da associação INVOZ - Integrando Vozes para o Futuro, com sede em São José dos Campos.

O INVOZ reúne ex-pilotos e profissionais da FAB e da Embraer que, além de contribuírem com o setor, trabalham para preservar a cultura aeroespacial brasileira. A associação conta com figuras como o Major Brigadeiro José Elias Matieli, Affonso Henriques, Nilson Emanoel Bezerra Chaves e outros, que marcaram suas trajetórias com dedicação e conquistas.

Pioneiros que fizeram a história

O Major Brigadeiro José Elias Matieli, piloto e médico da FAB há mais de 40 anos, destaca o papel da Força Aérea na introdução de tecnologias de ponta na medicina. "O que mais captei na Força Aérea foi a disciplina e a hierarquia com obediência inteligente. Não me vejo fora da FAB", afirma.

Affonso Henriques, por sua vez, narra a evolução da instituição, desde a Segunda Guerra até a inclusão das mulheres. Para ele, a integração tecnológica e a presença feminina foram transformações marcantes.

Nilson Emanoel Bezerra Chaves, piloto militar da reserva e piloto civil, destaca como a FAB moldou sua visão de disciplina e liderança, complementada pela experiência na aviação civil. "Sou piloto militar da reserva da Força Aérea e piloto de linha aérea com 30 anos de serviços transportando passageiros. Trabalhei 13 anos na Embraer, hoje sou piloto de ensaios em voo, treino pilotos em simuladores de voo. A Força Aérea me ensinou a disciplina, a força da hierarquia, a liderança, o patriotismo, a confiança no trabalho em equipe e o valor da missão cumprida."

Carlos Roberto Trannin ingressou na Força Aérea em 1983 e chegou a capitão, fez curso de mestrado no ITA e teve a oportunidade de uma grande experiência, participando da criação do primeiro centro de planos de voo do Brasil (CAIS-SP)."Atualmente, trabalho contratado no IAE e sou grato à Força Aérea Brasileira porque deu-me os melhores amigos da minha vida e as oportunidades para eu crescer e para eu servir ao meu país, primeiro no Serviço de Tráfego Aéreo e agora no Controle Interno do IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço".

Para Manoel de Oliveira, o seu maior ensinamento na Força Aérea foi a prática da mãe de todas as virtudes: a integridade. O conceito da integridade gerou o principal pilar do ITA: a disciplina consciente. E a busca contínua por atualização fez a FAB evoluir em conhecimento. "A Aeronáutica se distingue das demais pela importância que dá à pesquisa e ao desenvolvimento. Esse processo é contínuo, de modo que a Força está constantemente se renovando. Uma das grandes evoluções é na formação básica de seus oficiais na Academia da Força Aérea".

Cel Ricardo Wagner Roquetti trouxe uma visão filosófica sobre a atuação do piloto e sobre a aprendizagem na FAB. "A Força Aérea tem como natureza intrínseca a Liberdade e a Igualdade. Temas aparentemente contraditórios em dias de extremismos ideológicos que tendem à violência. Tem a 'Liberdade' pois o ato de voar em si já é uma ação de escolha, em negar as forças da natureza que impelem o ser humano ao chão."

Piloto Sonhador

O Coronel Ozires Silva, formado em engenharia aeronáutico, possui uma trajetória que vai de fundador da Embraer a ex-piloto da Força Aérea Brasileira. Hoje, ele faz parte da história do desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira e dos voos alçados por ela, conquistando o mundo e sendo a empresa pioneira com o projeto "dos carros voadores".

Reconhecimento

Entre os membros do INVOZ, Manoel de Oliveira, que ajudou na privatização da Embraer, será homenageado no DCTA com a Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico, em 24 de outubro, pelo seu papel na história da aviação e na gestão da Embraer.

O INVOZ segue como guardião da memória e do futuro da aviação no Brasil.