Projeto oferece assessoria pedagógica sobre musicalização infantil a professores da rede pública

Segunda fase do Construindo Música faz acompanhamento pedagógico de professores em Pindamonhangaba


A música é o que há de mais democrático, conhecemos o mundo por meio dela e, sobretudo, funciona como uma ferramenta de percepção e expressão do que sentimos e pensamos, auxiliando no desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais. É nesse sentido que o projeto Construindo Música se desenvolve e chega a sua segunda fase em Pindamonhangaba. O acompanhamento pedagógico, que consiste em 18 encontros virtuais de formação, irá ajudar os educadores de 12 escolas públicas do ensino infantil de Pindamonhangaba a incorporarem ferramentas de musicalização em sua prática pedagógica junto a suas turmas. A iniciativa tem patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio.

Construindo Música traz um olhar para o ser humano em sua integralidade pela música. Além disso, busca proporcionar experiências de autoconhecimento e percepção das interdependências existentes entre o eu, o outro, a sociedade e o planeta, por meio dessa importante ferramenta que agrada e encanta a todos, estimulando uma educação significativa, transformadora e prazerosa. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o seu compromisso com a formação humana integral e inclusiva, voltada para o respeito e a preservação da natureza e tendo em vista os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil.

O trabalho é feito com abordagens que desenvolvem as habilidades socioemocionais de educadores e crianças, transformam a cultura escolar, valorizam o "aprender fazendo". Além disso, principalmente na infância, a música está relacionada ao movimento corporal e à brincadeira em grupo, sendo também uma forma de desenvolver habilidades físico-motoras, de convívio social e educação integral. 

Construindo Música segue abordando diversos temas práticos e lúdicos, entre eles o reconhecimento de sons e de instrumentos musicais, atenção plena/meditação, construção de instrumentos a partir de materiais reutilizáveis - como o Tambor do Mar e de chocalhos -, dinâmicas e brincadeiras musicais, percussão corporal,  reconhecimento de paisagem sonora, escuta atenta, imitação dos sons de animais, som/silêncio, intensidade dos sons e sons do corpo. 

O projeto é incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, com patrocínio da Novelis, e é executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba. "O projeto é super inovador, ele usa a música para trabalhar as habilidades das crianças e faz uso do material reciclável na construção dos instrumentos, agregando bastante valor para as crianças, estendendo esse valor às famílias, que possuem acesso às atividades. É muito bom para a educação como um todo", conta Alexandre Pereira, músico educador do projeto.

Para apoiar os educadores nas realizações das atividades com as crianças, disseminar ainda mais a ideia e os resultados e auxiliar nas atividades de musicalização, o projeto conta também com apresentações musicais que, este ano, ganharam um novo formato: vídeo-pilulas que serão publicados no canal do Construindo Música no YouTube. Os vídeos já estão disponíveis na plataforma, você pode conferir aqui

"Ser parte da construção de um futuro melhor para todos é uma das ambições da Novelis. E não há maneira melhor para investir em um amanhã de mais prosperidade para todos do que por meio da educação. O Construindo Música tem nos ajudado a cumprir com este papel e somos muito gratos por isso e orgulhos dessa parceria", comenta Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

O projeto segue até novembro e conta com 3 músicos educadores para formação de 40 professores na cidade, beneficiando aproximadamente 800 crianças de 12 escolas públicas de Pindamonhangaba. "Construindo Música é de grande valia para nós educadores, despertando em nós, adultos, sentimentos de expressão, algo que em mim não foi tão despertado na infância. Participando do curso pelo segundo ano, percebo grandes mudanças na minha vida pessoal e profissional', conta a educadora beneficiada pelo projeto Mônica Aparecida Dias de Oliveira.