Polícia Federal deflagra operação de combate ao tráfico internacional de drogas

Os traficantes usavam helicópteros e aviões no transporte das drogas


A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Além Mar, que investiga o tráfico internacional de drogas no país. Segundo a PF, Quatro organizações criminosas autônomas, atuando em conexão, enviaram toneladas de cocaína para a Europa, usando os portos de vários estados, entre eles, o Porto de Natal no Rio Grande do Norte.

Segundo as investigações,parte da droga vinha do Paraguai para São Paulo, de onde seguia para outras regiões do Brasil. Um dos trajetos era Campinas, e de lá ia para Cabo Verde e Europa. Outra parte ficava no Recife, onde era integrada por empresários do setor de transporte de cargas que fazem o armazenamento de carga nos containers. E por fim, a organização criminosa também possuía um quarto grupo no Braz, em São Paulo, onde atuava como banco paralelo para toda a organização. 

Os policiais federais cumprem 139 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão, sendo 30 de prisões temporárias e 20 de prisões preventivas. A Justiça Federal determinou também a apreensão de cinco helicópteros, sete aviões, 42 caminhões e 35 imóveis urbanos e rurais, além do bloqueio de R$ 100 milhões.

Segundo a PF, as investigações começaram há 4 anos pela superintendência de Pernambuco. As ações ocorrem em endereços relacionados aos investigados nos estados de Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás, da Bahia, Paraíba, do Ceará, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.