Durante o verão, algumas doenças respiratórias e alergias começam a aparecer com maior frequência. Nessa temporada, os casos de asma e bronquite ficam entre os mais comuns nos consultórios e prontos-socorros dos hospitais.
As altas temperaturas fazem com que os ambientes e os organismos das pessoas fiquem mais propensos a essas doenças. Isso porque, apesar de o verão brasileiro ser bastante chuvoso, o calor intenso faz com que a umidade do ar caia abruptamente.
Ao mesmo tempo, locais fechados podem ficar mais úmidos e ajudar na proliferação de fungos e outros agentes nocivos, desencadeando alergias e possíveis infecções. Por isso, o verão também exige alguns cuidados com a sua saúde, especialmente quem já possui problemas respiratórios.
Bronquite e asma
Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre o que é bronquite e asma. Apesar de estarem entre as doenças respiratórias mais comuns, as pessoas ainda têm dúvidas das causas e das diferenças entre essas duas enfermidades.
A asma é uma inflamação dos bronquíolos, que normalmente acontece por conta de um processo alérgico. Ela é mais comum em crianças, mas pode também afetar adultos. Se não tratada adequadamente, pode levar à morte.
Já a bronquite acontece por conta da inflamação dos brônquios, podendo estar associada a um processo infeccioso, caracterizando um caso agudo, ou ser provocada por inalação de agentes irritantes, o que significa ser um caso crônico. Ela também pode levar à morte, quando não tratada adequadamente.
Como se prevenir durante o verão
Seja contra asma, bronquite ou outras doenças - como sinusite, faringite, amigdalite, rinite, gripe ou até mesmo pneumonia -, é importante seguir algumas recomendações de especialistas para evitar ficar doente nesta época.
Confira abaixo alguns passos simples para se proteger e manter sua saúde durante o verão:
Hidrate-se bastante, para compensar a perda de líquidos e para manter os canais respiratórios limpos;
Limpe os ambientes com produtos apropriados e evite o acúmulo de pó e outros agentes alérgicos;
Mantenha as janelas abertas durante o dia, para que o ar circule nos ambientes;
Use umidificador de ar ou uma bacia de água, para manter o nível de umidade no ar durante os horários mais secos e na hora de dormir;
Cuidado com o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, especialmente ao sair de um ambiente frio para um quente, e vice-versa.