Pindamonhangaba enfatiza importância de vacina contra Covid-19 para evitar internações e óbitos

A vacinação para pessoas com 18 anos ou mais continua nesta quinta-feira (12)


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba está ressaltando a importância da vacinação como fator preponderante para evitar internações e óbitos relacionados aos casos de Covid-19.

Na última semana, o município registrou o óbito de uma idosa de 83 anos que não tomou vacina. Após positivar para Covid-19 e com 10 dias de sintomas e internação, ela veio a óbito. A idosa apresentou sintomas em 25 de julho e após realizar os testes recebeu o resultado positivo em 28 de julho.

A vítima decidiu não se vacinar contra covid-19 e H1N1 no início deste ano quando o processo de vacinação foi iniciado. Ela recebeu acompanhamento na UPA de Moreira César e após complicações no quadro deu entrada no Hospital de Campanha Cidade Nova no último dia 6 de agosto. Com a piora em seu quadro e forte dificuldade respiratória foi encaminhada à emergência, entubada e após apresentar duas paradas cardíacas foi constatado óbito no último dia 7 de agosto.

"Por isso que nós [profissionais de saúde] queremos ressaltar a importância da vacinação. Se você tem mais de 18 anos e ainda não tomou nenhuma dose da vacina procure imediatamente nossos postos de vacinação. E se você tomou a primeira dose orientamos que complete a imunização com a segunda dose. A vacina ameniza as complicações causadas pelo vírus, pode evitar internações e acima de tudo preserva a vida", afirmou a secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo.

Diversos município brasileiros estão relatando casos de alto índice de internações por Covid-19 de pessoas que não tomaram nenhuma dose de imunizante contra a doença. Pindamonhangaba já aplicou mais de 141 mil doses de vacinas, sendo que quase 39 mil munícipes já estão com ciclo de imunização coberto, o que representa 23% da população.

O número de internações atingiu nesta semana o menor índice chegando na casa dos 20% de ocupação dos leitos (UTI e Enfermaria). Os números de novos casos da doença também vêm caindo e fechou na última semana em 203 registros e os óbitos estão se mantendo estável na faixa de 5 ou 6 casos semanalmente.

Casos de Covid e Óbitos por semana em Pindamonhangaba:

1ª semana julho: 343 (casos), 10 (óbitos)
2ª semana julho: 429 (casos), 06 (óbitos)
3ª semana julho: 511 (casos), 04 (óbitos)
4ª semana julho: 316 (casos), 06 (óbitos)
5ª semana julho: 166 (casos), 06 (óbitos)
1ª semana agosto: 203 (casos), 05 (óbitos)

Prefeitura mantém vacinação de pessoas com 18 anos ou mais na quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba mantém na quinta-feira (12) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais. Todas as pessoas devem preencher o termo de vacinação Estadual pelo site VacinaJá.

- Primeira dose: pessoas com 18 anos ou mais

* Das 8 às 11 horas, CIAF/Saúde da Mulher, Centro Dia do Idoso (Vila Rica), PSF Nova Esperança, PSF Cidade Nova, CISAS Moreira César e UBS Ipê 2. Das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas no Shopping Pátio Pinda.

* Drive-trhu no Parque da Cidade, das 9 às 15 horas. Importante: não haverá preenchimento do "termo de cadastro Vacinação Covid-19" no drive-trhu, por isso, é obrigatório levar o termo preenchido corretamente. Baixe o arquivo pelo site de Pinda.

* Primeira dose para gestantes e puérperas somente na sala de vacinas do CIAF/Saúde da Mulher, das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas.

- Segunda dose

* AstraZeneca, 50 anos ou mais (conforme data da carteirinha)
Das 13 às 16 horas: PSF Nova Esperança, CISAS Moreira César, Centro Dia do Idoso (Vila Rica), PSF Cidade Nova, UBS Ipê 2 e CIAF/Saúde da Mulher.

* Trabalhadores da Saúde, Trabalhadores do Transporte Público, Trabalhadores de Farmácias e Drogarias, Portadores de Síndrome de Down, Pacientes em Terapia Renal, Transplantados, Ferroviários e Metroviários, Pacientes com Comorbidades (a partir de 50 anos) e Idosos - (Conforme data na carteirinha) Centro Dia do Idoso (Vila Rica), CIAF (Saúde da Mulher), Cisas (Moreira Cesar), PSF Nova Esperança (Araretama), PSF Cidade Nova e UBS Ipê II: das 13 às 16 horas.

* Coronavac/Butantan - (conforme data da carteirinha), sala de vacinas do CIAF/Saúde da Mulher: das 13 às 15 horas. 

- Atenção

* Todos precisam levar um documento de identificação (RG ou CPF), comprovante de endereço e o termo de vacinação preenchido (disponibilizado no site da Prefeitura). Originais e cópias.

* As grávidas e as puérperas precisam levar a carteira de acompanhamento de pré-natal. As puérperas também precisam de cópia da certidão de nascimento do bebê.

Todas as pessoas que estão recebendo a vacina podem colaborar com a campanha Alimento Solidário, levando 1 kg de alimento não-perecível para o Fundo Social de Solidariedade ajudar as famílias que mais precisam.