Pindamonhangaba inicia vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades nesta quinta-feira
A aplicação da primeira dose em todos os públicos com 18 anos ou mais é mantida; A vacinação contra a gripe, também continua enquanto durarem os estoques
Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba inicia vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, e mantém a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, todas as gestantes e puérperas.
Todos precisam levar um documento de identificação (RG ou CPF), comprovante de endereço e o termo de vacinação preenchido, originais e cópias.
Primeira dose em pessoas com 18 anos ou mais:
- Das 9 às 15 horas Drive Thru Parque da Cidade
- Das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas no Shopping Pátio Pinda.
No drive-trhu no Parque da Cidade, não haverá preenchimento do "termo de cadastro Vacinação Covid-19" no drive-trhu, por isso, é obrigatório levar o termo preenchido corretamente. Baixe o arquivo pelo site.
Além disso, todas as pessoas devem preencher o termo de vacinação Estadual pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.
Primeira dose gestantes e puérperas
Primeira dose para todas gestantes e puérperas somente na sala de vacinas do CIAF/Saúde da Mulher, das 8 às 11 horas e das 13 às 15 horas.
Primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades:
- Ciaf e na UBS Ipê 2, das 8 às 11 horas.
Para essa faixa etária é obrigatório a presença dos responsáveis ou de uma declaração de autorização que deve ser feita através do link: https://bit.ly/3iWkc5q
Segunda dose
AstraZeneca (conforme data da carteirinha): PSF Nova Esperança, CISAS Moreira César, Centro Dia do Idoso (Vila Rica), PSF Cidade Nova e CIAF/Saúde da Mulher: das 8 às 11 horas.
Coronavac/Butantan (conforme data da carteirinha): Centro Dia do Idoso (Vila Rica), Ciaf (Saúde da Mulher), Cisas (Moreira César), PSF Nova Esperança (Araretama), PSF Cidade Nova e UBS Ipê 2: das 13 às 16 horas.
Saiba quais as comorbidades definidas pelo Governo do Estado:
Insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática/cirrose A, B ou C, HIV, AVC, doenças neurológicas, deficiência neurológica grave, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e doenças hereditárias degenerativas do sistema nervoso ou muscular.
Vacinação Gripe
A terceira etapa da vacinação contra o vírus da gripe (influenza H1N1), também continua nesta quinta-feira (19) em Pindamonhangaba. As pessoas precisam levar documento de identidade.
Para esta fase, a aplicação será de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 16h, enquanto durarem os estoques. Pelo volume de vacinas, o número de locais foi reduzido, passando a ser somente no ESF Feital, ESF Cruz Grande e ESF Bonsucesso.
Em virtude da vacinação contra Covid-19, o público deve ficar atento às recomendações do Ministério da Saúde. A imunização contra influenza só poderá ser feita 15 dias antes ou após a vacinação contra coronavírus.
Desta forma, é recomendado que as pessoas que estão recebendo doses da Coronavac/Butantan não recebam a vacina contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra Covid-19, pois esse intervalo é de até 28 dias e, portanto, pode não respeitar o período recomendado de 15 dias entre a vacina contra um vírus e outro.
Assim, esse grupo poderá receber a vacina contra influenza 15 dias antes da primeira dose contra coronavírus ou 15 dias após a segunda dose.
As pessoas que estão sendo imunizadas contra Covid-19 com a AstraZeneca/Oxford/FioCruz e Pfizer, que possuem intervalo médio de 3 meses, é perfeitamente possível ser vacinado contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra coronavírus, pois o período mínimo de 15 dias entre um tipo de vacina e outro seria respeitado.
Da mesma forma, quem tomou a primeira dose com o imunizante Janssen, basta fazer o cálculo de 15 dias, pois é dose única.