Entre segunda e sábado (21 a 26 de novembro) Santo Antônio do Pinhal vai realizar uma força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypti eliminando os criadouros em casa, no local de trabalho e nos bairros. É a Semana Estadual de Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Santo Antônio do Pinhal já tem 10 notificações e um (1) caso importado de dengue este ano (veja dados abaixo).
Servidores da Vigilância Epidemiológica também farão visitas às escolas para conversar e estimular os alunos no combate ao mosquito. A proposta é levar orientação para que os estudantes sejam multiplicadores no combate de possíveis focos do mosquito transmissor das doenças.
Todas as dicas e ações necessárias para a força-tarefa, além de orientações sobre como se proteger neste verão estão sendo disponibilizadas pela prefeitura nas redes sociais oficiais e no site www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br.
Com a chegada do verão, dia 21 de dezembro, as pessoas procuram mais as cidades litorâneas onde estão circulando ao menos três variantes da dengue, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Viajar para cidades com transmissão de dengue requer cuidados.
PREVENÇÃO -- Entre as orientações estão:
Uso de roupas de manga comprida; mosquiteiros; repelentes elétricos e corporais.
Osprodutos mantêm os insetos afastados por algumas horas e garante tranquilidade para sua família.
SINTOMAS -- Também é preciso ficar atento aos sinais e sintomas da doença como febre, dor de cabeça, dor no corpo manchas e outros sinais. Qualquer suspeita é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo de casa, esteja onde estiver, pois pode ser dengue.
CASOS DE DENGUE NA CIDADE
Ano 2020: Notificados, 8; Descartados, 6; Confirmados importados, 2
Ano 2021: Notificados, 9; Descartados, 8; Confirmados importados, 1
Aplique larvicidas: em locais onde o acúmulo de água é inevitável, aplique larvicidas, cloro ou água sanitária para que ovos e possíveis larvas do mosquito sejam eliminados.
Tela na janela: o uso de telas em portas e janelas ajuda na proteção contra o mosquito.
Lixo: não despeje lixo em valas, margens de córregos ou riachos. Deixe recipientes que guardam o lixo sempre bem tampados e os deposite no dia e local corretos para a coleta.
Vai viajar para cidades com transmissão de dengue?
Use manga comprida, mosquiteiro, repelentes elétricos e corporais. Os produtos mantêm os insetos afastados por algumas horas.