Mãe é tudo de bom! Feliz Dias das Mães!

"Mãe é tudo de bom! Mãe é Figura de Linguagem", já escrevi sobre este tema nesta Coluna anos anteriores!


É preciso recursos expressivos para ampliar a ideia, conceito, definição de Mãe, somente o uso literal da palavra não consegue expressar o ser, Mãe, isto podemos afirmar, sem risco de cometer exagero ou excesso de romantismo!

Mãe é significado, sentido e sentimento, tudo junto, ao mesmo tempo, misturado, na medida suficiente, "calcada, sacudida e transbordante"! Mãe é tudo de bom, é primeiro olhar, o que cativa, atraí, vincula, doa, cria, transforma, recria!

Lembro da primeira lembrança no Dia das Mãe na escola (1974), faz tempo! Fizemos uma flor de papel, uma tulipa, onde se encaixava uma lixa de unha! Pura emoção, no dia e lembrando agora...saudades!!! Escrevi meu primeiro bilhete pra Mamãe... como seria um bilhete de carinho neste dia das Mães...neste momento pense?

No mundo dos "likes", que poderia fazer, para que minha Mamãe pudesse dar tantos "likes" até causar uma "tendinite de prazer? Não só para os outros verem...só pra minha Mãe...pensou?

Ouvi muito que "Mãe é sofrer no paraíso"! Hoje, "cinquentão" e tendo o privilégio da presença e companhia de Mamãe, ao lado também de minha Esposa, mãe de meus filhos, entendo que o "Paraíso, é uma destas Figuras de Linguagem de Mãe"! "Mãe é o sofrer e Mãe é o Paraíso"! É o que penso...sinto.

O sofrer de Mãe, a cada impulso de dor, se renova, se redobra, se recupera no dia a dia do cuidado da vida do filho!

Mas há uma dor, é a perda do filho pela morte, é irreparável, dor profunda, vazio eterno, imensurável, tão infinito que não deixa cicatriz, é indelével e alma partida.

Ao longo da vida, vai se preparando (sofrendo) aos poucos para a perda da Mãe, um dia esta "Maravilha de Heroína" irá partir, mas, Mãe jamais se prepara para perder o filho que ama, mesmo àquelas Mães que lutam diariamente, ou lutaram nos leitos de seus filhos moribundos...

Por isso às Mães cujos filhos foram vítimas de covid, este sofrimento foi maior, e mais intenso! Não importa a idade do filho, Mãe não foi feita para sepultar seus filhos...

Ouvi, tristemente dizerem: "E daí, gente morre todo dia, e muito mais doque por covid"?    

Me solidarizo com as Mães dos filhos "que morrem todos os dias", me junto  às orações dessas Mães, que estão do lado, pela pandemia, de fora, dos leitos de enfermaria, UTI´s...infelizmente tantas...milhares já.

Mães que sofrem mesmo com os filhos de leves sintomas da covid, temendo e sofrendo por eles...

Mães que estão sofrendo, pois a cada dia, o Covid vem levando a óbito, pessoas com menos idade, e teme-se uma terceira onda que afete diretamente crianças, adolescentes e jovens...

Mães que estão sofrendo, por filhos que não se cuidam, que negam o perigo letal desta pandemia...

Mães que se foram, partiram, contraíram o vírus, trazido pra casa pelos próprios filhos (talvez você conheça algum caso semelhante).

Mães que sofrem, vendo negacionismos não só de filhos, amigos, autoridades, mas até de outras mães (aqui mães com "m" minúsculo), por que Mãe sofre com a dor do outro, especialmente se for de Mãe...

Esta Pandemia está revelando, mostrando toda vulnerabilidade humana, em todos os sentidos, é a triste constatação...

Esperança e fé, sempre! Acreditamos que Deus é Amor em todas as manifestações de fé, ao longo deste mundo de todos nós!  Acreditamos e percebemos que o Amor de todas as Mãe é extensão maior do Amor de Deus, e isto nos anima e sustenta, passaremos por esta Pandemia.

Deus proteja e ampare, especialmente as Mães do Brasil, vítimas da pandemia, das chacinas, da fome, falta de saúde, violência familiar! Deus proteja e ampare as Mães de todos os dias, Mães de todas dores, Mães da Esperança, de um mundo melhor para seus filhos, mundo de menos dores.

A todas às Mães, nosso amor e respeito!

Que bilhete escreveria hoje para Sua Mamãe? Pense, se puder escreva, mesmo que já tenha partido para morada eterna! Mãe é pra sempre! "Mãe é tudo de bom"!

Feliz Dia das Mães!

anuncio