O Agora Vale faz um aviso na coluna dessa semana: a castração nos pets é importante e tem como principal objetivo reduzir e até mesmo evitar muitos problemas de saúde no animal de estimação.
Nas fêmeas todo o aparelho reprodutivo é removido, pois os órgãos desse sistema estão susceptíveis ao aparecimento de doenças. Nos machos é feita a remoção dos testículos, pois nele são maiores a probabilidade de se desenvolver tumores.
Como se percebe a castração em pets é um dos procedimentos mais indicados para o bem-estar e para a saúde de nossos amigos de estimação. Embora a principal consequência desse procedimento é que o pet vai perder a capacidade de reprodução, os benefícios gerados são muito importantes e necessários.
Cuidados e como fazer
Antes do procedimento cirúrgico da castração, é preciso realizar um exame clínico e check-up para saber se o pet pode, por exemplo, receber a anestesia que viabiliza a cirurgia, que é realizada por um médico-veterinário capacitado.
Estando tudo em ordem após o exame clínico e o check-up, o pet recebe a anestesia epidural ou inalatória geral e no caso da fêmea é feita uma pequena incisão na região do abdômen para a retirada do útero e dos ovários, que leva em torno de uma hora.
Após o procedimento cirúrgico a fêmea ficará na recuperação anestésica. Estando tudo em ordem tem alta e o médico-veterinário irá prescrever os medicamentos necessários para uma recuperação tranquila e sem dor.
Em casa o tutor deve deixar a fêmea com roupa cirúrgica para evitar que coloque a boca na incisão para que não contamine e nem arranque os pontos.
Na castração de machos para a remoção dos testículos a incisão é pequena, de modo que possam tirar um testículo por vez. Os pontos costumam ser de um a três, mas existem também médicos-veterinários que optam por não fazer pontos externos.
E quando castrar?
Segundo a recomendação dos veterinários, a castração de gatas é mais segura a partir de oito semanas e antes do primeiro cio, que ocorre em torno de seis meses.
Já nas cadelas a idade para a castração depende da raça e do porte do pet. O momento ideal de castração indicado pelos veterinários é antes do primeiro cio, que ocorre em torno de oito meses de idade.
Para os gatos o ideal é que a castração aconteça por volta de um ano de idade e para os cachorros o ideal é que o procedimento aconteça antes do desenvolvimento sexual se completar, ou seja, entre os sete e dez meses de idade.