Com o tema "Sonhar e Realizar", o V Congresso INVOZ de Educação , que este ano teve dois dias, reuniu palestras com especialistas, circuito STEAM, robótica, exposições de entidades de pesquisas e de instituições de ensino. Tudo com bons exemplos de como a educação ajudou no desenvolvimento de projetos que viraram realidade para uma sociedade melhor.
O evento aconteceu recentemente no Centro de Formação do Educador - CEFE em São José dos Campos, e reuniu autoridades municipais e militares, gestores, educadores, alunos e pessoas interessadas em educação aliada à tecnologia.
Na abertura foi realizada uma homenagem: a entrega do Troféu INVOZ Personalidade Aeroespacial 2024 para Fernando de Mendonça, um dos pioneiros no desenvolvimento da pesquisa aeroespacial, com uma carreira premiadíssima. Ele foi fundador do INPE e fez parte da Força Aérea Brasileira.
Entre os nomes importantes para falar sobre Educação, um deles foi Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, que trouxe o tema "Diagnóstico da Educação Básica no Brasil". Ewerton ressaltou que a diferença social somente pode ser combatida com educação com qualidade.
Houve também a entrega do Troféu Ozires Silva para professores e escolas que realizaram projetos pedagógicos em 2023, os quais fizeram diferença para o aprendizado. Participaram escolas e alunos de todo o país, como do interior do Estado de São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, do Amazonas e do Ceará. A premiação foi realizada pelos bisnetos de Ozires Silva, Pedro Henrique Pinheiro Royo, de 8 anos, e Guilherme Pinheiro Royo, de 12 anos.
"O Congresso amplia a cada ano. Os sonhos viram projetos, e os projetos são realizados. Ozires Silva, fundador do INVOZ, passa a vida fazendo projetos, e o incentivo à educação é um deles. Nas palestras trouxemos pessoas que doam seu tempo e conhecimento em prol da educação. Os palestrantes expuseram dados e exemplos reais, mostrando que há oportunidades para todos por meio da educação. Na área de exposição, com a parte prática do conhecimento, encantamos e despertamos curiosidades em crianças e jovens", finalizou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ.