Narjara Turetta: "Eu hoje olho a vida de uma outra forma, eu jamais reclamo de alguma coisa"


Feliz, atriz conta sobre a biografia que está escrevendo, de seus projetos, trabalhos e a emoção de ter encontrado o papa Francisco

O dia estava agradável na cidade maravilhosa. Mesmo com o Rio de Janeiro praticamente em obras por conta de Olimpíadas e Copa do Mundo, a beleza estonteante do cartão postal do Brasil continua fazendo sucesso. Mas a personagem principal dessa nossa história chama-se Narjara Turetta, atriz desde os cinco anos de idade. Aos 46 anos ela se sente feliz e pronta para um novo trabalho. Se último papel na televisão foi em “Salve Jorge”, de Glória Perez, onde Narjara interpretou a turca Buquê. “Eu queria muito trabalhar com a Glória. Nós estávamos mantendo contato desde a novela “Caminho das Índias”, conversamos por e-mail, e ela sempre muito carinhosa comigo, me disse que nos encontraríamos no próximo trabalho e realmente ela não esqueceu”, conta. A novela “Salve Jorge” rendeu muitos comentários por conta do número grande de mais de cem personagens que a autora criou, causando inclusive um certo desconforto para alguns atores que se sentiram prejudicados com a diminuição de cenas na trama. “Apesar da personagem não ter aparecido muito, da novela ter tido muitos personagens, eu fiquei muito feliz, porque o workshop foi muito legal, nunca tinha feito um workshop tão longo, uma coisa tão bacana. Então foi muito legal mergulhar num universo que eu não conhecia, conhecer um pouco mais do país que eu estava representando, os costumes, as roupas, as falas, foi muito divertido. Pena que não houve um aproveitamento cem por cento, mas com muitos personagens fica difícil. Não posso dizer que foi uma falha porque não estou na pele dela (autora) para escrever. Ela escreve sozinha. Quem sou eu para dizer que ela errou. Não deve ser muito fácil para administrar mais de cem personagens e ver o que está bombando na televisão. Mas não fiquei chateada em momento algum, fiquei muito feliz de estar numa novela da Glória Perez”, disse Narjara.
Mesmo com o término de “Salve Jorge”, Narjara Turetta não fica parada. Ela faz trabalhos como dubladora de vários seriados, além de narrações para comerciais. “Gostam da minha voz para comerciais porque eu faço dublagem. Eu gosto muito de trabalhar com a voz”, conta entusiasmada.

Religião

Narjara Turetta, católica praticante, recentemente foi convidada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro para fazer parte da via sacra durante a Jornada Mundial da Juventude. Para ela, a emoção tomou conta do momento. “Foi maravilhoso. Fiquei super feliz, porque sou praticante mesmo e vou a missa todos os domingos. Claro que gostaria de ter chegado um pouquinho mais perto do papa, mas ele deu um tchau para mim e estar ali dizendo uma passagem bíblica, como comentarista, foi muito lindo. Eu tremia muito, não só pelo frio que fazia naquela noite, mas de emoção. Foi inesquecível”.

Palestras

Para a atriz que cresceu diante das câmeras é difícil depois de mais de vinte anos atuando se ver desempregada. Foi o que aconteceu com Narjara após uma mudança na direção geral da Rede Globo, quando na época saiu José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e em seu lugar, assumiu Marluci Dias da Silva. Numa época que as emissoras passavam por transformações em suas produções artísticas, as oportunidades diminuíram. A atriz então encontrou uma outra maneira de ganhar dinheiro vendendo água de coco. O novo trabalho teve duração de alguns anos. Desde 2009 a atriz não trabalha mais com a venda de água de coco, ano que marcou sua volta para as novelas, atuando em “Morde Assopra”, de Walcyr Carrasco. Com essa história de vida de altos e baixos, Narjara Turetta tem dado palestras sobre superação onde conta sua história de como sobreviver diante do desemprego. “Esse projeto continua andando, aliás estou aberta ao convites, podem me chamar (risos). É muito bacana por estar perto de pessoas comuns como donas de casa, comerciantes, foi muito legal, uma experiência boa”, revela.

Biografia

Marcos Bulques e Najara TurettaMarcos Bulques e Najara Turetta Com mais de 40 anos de carreira, a atriz pretende escrever sua história de vida numa biografia onde contará sobre seus trabalhos, momentos alegres e momentos difíceis. “Eu vou contar um pouco da minha história toda, como foi a questão da água de coco, o que eu tirei de aproveitamento disso. Agora, que isso me fez uma pessoa diferente, me fez. Eu hoje olho a vida de uma outra forma, eu jamais reclamo de alguma coisa, acho que mudou o meu modo de ver as coisas. Eu vejo mais o lado bom do que o lado ruim”, disse.

Futuro

Com o término da novela Salve Jorge, Narjara Turetta está pronta para um próximo trabalho. “Estou a espera de novos convites. Não tenho contrato com a Globo, mas estou fazendo meus contatos, tem novas produções começando e eu espero, sinceramente, estar em alguma delas. Se Deus quiser, terei novidades”, conclui.