Todos que são ligados ao "mundinho da comunicação" no Vale do Paraíba já deve ter escutado o nome de Terezinha Almeida. Ela foi a responsável pelo departamento de jornalismo da TV Vanguarda, afiliada à Rede Globo na região por mais de duas décadas.
Mesmo todo mundo sabendo que ninguém é insubstituível, a presença de Terezinha no comando do jornalismo na emissora do Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho) era quase "eterna".
"A saída dela parece a morte da rainha da Inglaterra. Todos sabiam que isso ia acontecer, mas parecia distante de tão longo o reinado", disse uma jornalista que acompanhou o burburinho que hoje tomou conta do dia.
Uma outra jornalista que trabalhou na Vanguarda disse que a saída pode ter sido em comum acordo, por 'desgaste'.
"Acredito que realmente houve um comum acordo para ela sair, mas pelo desgaste do relacionamento porque [é] muito tempo de trabalho. Até onde eu sei, Irany e Terezinha tinham muitas opiniões divergentes, sabe? Às vezes elas "batiam de frente" uma com a outra. Nunca vi nenhum tipo de barraco nem nada, mas isso é fato", disse a comunicadora que pediu anonimato.
Por mensagem interna, a diretora geral da emissora, Irany Castro, fez uma longa despedida com agradecimento para Almeida, destacando o trabalho da profissional classificando-a como "professora que preparou profissionais para viver intensamente um jornalismo com qualidade".
"...com maestria, Terezinha foi a professora que preparou profissionais para viver intensamente um jornalismo com qualidade, apurando os fatos e transmitindo com isenção a notícia de forma clara e objetiva", disse parte do comunicado (Veja na íntegra abaixo).
Mas e agora? Quem assumirá o posto cobiçado de gerente de jornalismo? Será que Boni irá contratar um outro profissional que não está ligado à emissora ou dará uma promoção para algum chefe de redação? Alguns jornalistas apontaram para este colunista nomes que podem assumir o lugar de Terezinha: Aduil Junior e Ricardo Guedes, ambos com o mesmo tempo de trabalho na emissora, 21 anos.
Procurada, Terezinha Almeida não respondeu nossa solicitação para comentar sua saída da emissora.
Também procuramos a TV Vanguarda, que ficou de retornar com um possível comunicado oficial, mas até o fechamento da coluna, não recebemos retorno. Caso seja enviado, será incluído neste texto.
(Comunicado distribuído aos funcionários da TV Vanguarda nesta quinta-feira, 27.)
Comunico que a nossa companheira TEREZINHA DE ALMEIDA está deixando a REDE VANGUARDA a partir de hoje, para se dedicar aos seus projetos pessoais.
Terezinha chegou na Vanguarda em 1992 como Editora; em 1998 foi para TV Globo em São Paulo e retornou em 2000, quando assumiu a Gerência de Jornalismo, cargo que ocupou até esta data. Fica o nosso reconhecimento e a nossa gratidão pelo importante papel que desempenhou, formando equipes, descobrindo, desenvolvendo e aperfeiçoando talentos para um Jornalismo profissional, despretensioso, imparcial e voltado aos interesses da sociedade.
A Vanguarda é uma fábrica de talentos e, com maestria, Terezinha foi a professora que preparou profissionais para viver intensamente um jornalismo com qualidade, apurando os fatos e transmitindo com isenção a notícia de forma clara e objetiva.
À TEREZINHA desejamos sucesso. Que você alcance todos os seus objetivos nessa nova etapa de sua vida.
Aqui deixa amigos e seguidores de um legado que o tempo não apagará. Seus funcionários jamais esquecerão seus ensinamentos. Sua conduta foi impecável na condução de momentos tensos que fazem parte da história jornalística da nossa região.
Em nome da Vanguarda, dos acionistas e em meu nome, agradecemos por todos esses anos de convivência e profissionalismo. Ainda iremos acompanhar suas vitórias e poder aplaudir suas conquistas merecidamente. Sucesso é o que desejamos de coração. Felicidades sempre...
Irany Castro
______________________________
*Marcos Bulques é jornalista formado pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Atuou em rádio e televisão e jornais impressos. Criou o canal no YouTube Conexão Entrevista. Desde 2013 assina a coluna Inside do AgoraVale.