A Câmara de Caçapava arquivou a denúncia que poderia resultar na abertura de um processo de cassação do prefeito Fernando Diniz (PV) no início da noite desta segunda-feira, 08. A sessão teve início às 9h e terminou pouco depois das 18h. A votação por maioria qualificada, onde 2/3 precisariam votar a favor da cassação, terminou com cinco votos a favor, quatro contra e uma abstenção.
Acusação - O chefe do Executivo foi acusado da não inclusão de precatório judicial no orçamento do município; impedir acesso dos vereadores a processo administrativos sem justificativa; negligência na obra do Jardim Panorama; abuso do dinheiro público na contratação e pagamentos irregulares de pesquisa qualitativa e negligência com o dinheiro público.
Veja como votaram os parlamentares:
A favor da abertura do processo de cassação
Adilson França (PSDB), Preta da Rádio (PSC), Jorge Treinador (PSC), Marcello Prado (DEM), Glauco Jannuzzi (PSDB).
Contra a abertura do processo de cassação
Jean Vaca (PSD), Jaime Costa (PSD), Miltinho (Podemos) e Reinalma Montalvão (PSD).
Abstenção
Zé Bergue (PSDB).
O presidente da Câmara de Caçapava, Lúcio Mauro (PSDB), não compareceu à sessão para que seu suplente, Adilson França (PSDB) fosse convocado para fazer parte do processo de votação.
Reação - Nas redes sociais, inúmeras mensagens de apoio ao prefeito Fernando Diniz (PV) se espalharam . "Os bons vencem!!! Parabéns Fernando", disse um usuário. "Vereadores de Caçapava #ElesNão", disse outro usuário, fazendo alusão ao protesto que tomou conta das redes sociais contra o candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL). "Quando tem um que trabalha entra um monte de picaretas pra perturbar. Parabéns Fernando Diniz continue sendo vc mesmo", escreveu outro usuário de uma rede social.
Prefeito - Procurado, o prefeito Fernando Diniz disse que teve certeza na improcedência das acusações. "Tivemos avanços e conquistas desde que assumimos o governo. Sei que existem muitas coisas ainda para fazer, entretanto estou muito confiante e vou continuar trabalhando sempre para a população de Caçapava", disse.