Com 40 anos de carreira: Daniel se nega a falar com imprensa em São José do Campos

Cantor, que já se apresentou inúmeras vezes no Vale do Paraíba, foi 'blindado' por assessoria.


Daniel durante show em São José dos Campos. (Foto: Marcos Bulques)Daniel durante show em São José dos Campos. (Foto: Marcos Bulques)

O cantor Daniel fez um show na noite desta sexta-feira (17) em São José dos Campos. O espetáculo comemora os 40 anos de carreira do artista e aconteceu na Farma Conde Arena.

Durante a semana, a coluna entrou em contato com a assessoria de imprensa de Daniel para marcar uma entrevista para falar sobre esses 40 anos de história. A empresa que é responsável pela carreira de Daniel no momento é a Opus Entretenimento, que foi procurada por esta coluna, mas não houve acordo. Então entramos em contato com Vandinho Tellis, que é assessor pessoal de Daniel. Muito educado o fiel escudeiro tentou se justificar em relação à assessoria de imprensa.

"Me passaram, inclusive seu nome está lá (em um grupo onde, de acordo com o assessor, havia nomes de jornalistas interessados para a cobertura, inclusive deste colunista). Se eles [assessoria de imprensa] organizarem, eu faço essa logística do Daniel. Essa parte de imprensa é a Opus. [...] Eu vou tentar entender e conversar. Se precisar de alguma coisa, estou à disposição", disse Vandinho, por mensagem de áudio na última quinta-feira (16).

Falta de comunicação

De acordo com a assessoria de imprensa local, estava tudo certo para um rápido bate-papo com Daniel no camarim, antes do show. Mas, quando este colunista chegou ao local do show, tudo mudou. Mais do que isso, ninguém atendia celular, tampouco respondia mensagens. Descaso total.

Quase uma hora depois da saga da espera, o assessor Vandinho responde e, para nossa surpresa, disse que não havia pedido, contrariando a fala dele mesmo, anteriormente.

"[Em relação à] assessoria local, ninguém nos procurou aqui. Não houve nenhum pedido para atendimento", disse o assessor de Daniel, se contrariando.

Nessa altura do campeonato, o assessor de imprensa da Opus, recebeu nossa mensagem e inúmeras ligações, mas mesmo estando online pelo WhatsApp, preferiu se calar. Tudo isso para blindar o cantor de 3 minutos de entrevista para falar da própria celebração de 40 anos. Será que estávamos tentando falar com um astro de Hollywood? Não! Era o Daniel mesmo, o nosso astro brasileiro, mas que sua assessoria se encarregou de colocá-lo em um pedestal.

Em tempo: vale lembrar que toda assessoria fala pelo artista, representando-o, com o consentimento dele.

Daniel durante show em São José dos Campos. (Foto: Marcos Bulques)Daniel durante show em São José dos Campos. (Foto: Marcos Bulques)

 O que faz uma assessoria de imprensa?

Uma das funções da assessoria de imprensa é criar boas relações com os meios de comunicação e jornalistas para que seu cliente seja fonte de informação respeitada e requisitada, mesmo no caso de Daniel, um artista com 40 anos de carreira, respeitado. Mas o que parece é que veículos de comunicação que são regionais não possuem a mesma importância de um veículo com abrangência nacional. Uma pena! Entretanto, é sempre bom lembrar que em todo começo de carreira, o artista se promove pelo interior. É no interior dos estados que eles batem de porta em porta nas rádios e 'imploram' para sair uma notinha na imprensa.

O show

Daniel abriu o show com muita alegria e tirou aplausos da plateia.

"Nem parece que se passaram 40 anos de história. Que bom poder chegar até aqui, bom poder fazer parte da vida das pessoas através da música, que é algo tão poderoso na nossa vida por si só", disse o cantor.

Esse caso que aconteceu em São José dos Campos, de profissionais que deveriam respeitar o trabalho da imprensa,  faz lembrar um pensamento de Paulo Freire que diz que "a humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém".

Daniel durante show em São José dos Campos. (Foto: Marcos Bulques)Daniel durante show em São José dos Campos. (Foto: Marcos Bulques)