O Espaço Cultural Ruy Barbosa recebe nesta segunda-feira (13), às 19h30, a exposição fotográfica "Black Soul", do artista Glauber Bassi, de Caçapava. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de janeiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A ação tem o apoio da Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O fotógrafo de moda Glauber Bassi, radicado em Milão, Itália, há 25 anos, estudou no prestigiado Istituto Europeo di Design e construiu sólida carreira internacional, assinando trabalhos para as maiores publicações da área, entre elas as revistas Vogue e Harper's Bazaar. A convite do modelo internacional Carlos Cruz, ele volta o seu olhar para o Brasil com a exposição Black Soul, que foi produzida em Salvador.
Carlos Cruz é modelo internacional, conhecido na capital baiana como o "rei da favela'. Ele idealizou o projeto com o objetivo de dar destaque e oportunidades aos seus pares. As imagens ainda dialogam com a questão do racismo estrutural e da diversidade contribuindo para o importante debate contemporâneo.
"Black Soul" foi produzida em pontos icônicos da cidade de Salvador, como o Pelourinho, Santo Antônio e Gamboa. De acordo com os artistas, "o ensaio valoriza os modelos sub-representados na cultura da moda brasileira. O trabalho inclui os elementos afro para a cena, como a palha, o tambor, a bacia ou o grafismo étnico".
As fotos foram feitas no final de 2021, com modelos vindos de projetos sociais. A exposição já passou por diversos espaços no Brasil e foi exibida também em Milão. Esta é a primeira vez que a mostra é realizada em Caçapava.