Jornalista de Caçapava faz vídeo em homenagem ao filho, morto há 18 anos

Solange Bortoleto usou as redes sociais e gravou um vídeo emocionante para o filho, que morreu em 2003.


A jornalista Solange Bortoleto grava vídeo em homenagem ao filho que perdeu há 18 anos. A jornalista Solange Bortoleto grava vídeo em homenagem ao filho que perdeu há 18 anos.

A jornalista Solange Bortoleto, de Caçapava, divulgou um vídeo através das redes sociais, onde faz uma homenagem ao filho, Durval Bortoleto Filho, que morreu há 18 anos, no dia do aniversário de sua mãe, em 5 de julho de 2003. 

No vídeo, a jornalista fala da saudade e do luto. "Essa sua ausência me consome. Eu queria morrer um instante para matar a saudade, essa saudade que é constante [...] eu queria morrer um momento para morar nesse teu acalento e não sair desse teu abraço jamais [...] o luto é uma forma de amor, principalmente diante de um mundo soterrado pela dor de uma catástrofe pandemônica", disse Bortoleto.

Apoio

Nas redes sociais, diversas mensagens de apoio e solidariedade foram enviadas. O dramaturgo Júlio Kadetti, responsável pelo sucesso das montagens teatrais de Lili Carabina e Luz Del Fuego, escreveu um texto de Santo Agostinho.

"A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho [...]Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador", publicou.

Mensagem do dramaturgo Julio Kadetti.Mensagem do dramaturgo Julio Kadetti.

Internautas enviam mensagens solidárias.Internautas enviam mensagens solidárias.

Convivência 

Amigos que conviveram com Durvalzinho, como era conhecido o jovem cientista político, falaram da importância dele como pessoa.

A advogada Priscila Marcondes,  ressaltou sua inteligência. "Ele sempre alegrou e encantou por onde passou. Nós, amigos, fomos privilegiados com sua amizade e todos aqueles que o conheceram foram também impactados por sua inteligência e seus ideais tão bem expostos em suas crônicas e textos publicados. São 18 anos de uma saudade que não tem fim", disse. 

Para o juiz do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Oswaldo Soares Neto, o legado deixado pelo amigo, refletiu em sua vida. "O Durvalzinho foi meu grande amigo de infância, de adolescência e do começo de nossa vida adulta. Um menino que acreditava no melhor do ser humano e que sempre teve o ideal de um mundo com mais justiça e oportunidade para todos. Ele representa para mim, além da pureza do ser humano, a nossa permanente capacidade de sonhar e de buscar um mundo melhor". 

Durval Bortoleto Filho, o 'Durvalzinho'. Durval Bortoleto Filho, o 'Durvalzinho'.

A jornalista Solange Bortoleto é abraçada pelo filho Durvalzinho.A jornalista Solange Bortoleto é abraçada pelo filho Durvalzinho.

Família: Solange e o marido Durval ao lado dos filhos Durvalzinho e Maria Sylvia.Família: Solange e o marido Durval ao lado dos filhos Durvalzinho e Maria Sylvia.

O caso

Na madrugada do dia 5 de julho de 2003, dia do aniversário da jornalista Solange Bortoleto, o cientista político Durval Bortoleto Filho, de 23 anos, foi encontrado sem vida às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Caçapava. Naquela noite, ele teria ido a uma festa de casamento em um clube da cidade.

Durante a festa, Durval teria se dirigido até a portaria do clube Jequitibá. Naquele momento, segundo testemunhas, ele entrou em um carro com outras pessoas.

Nas primeiras horas da manhã, Durval foi encontrado morto por dois jovens, que chamaram a polícia. O caso ficou inconclusivo. Até hoje, 18 anos depois, ninguém foi responsabilizado pela morte do jovem.

 

Veja o vídeo emocionante que a jornalista Solange Bortoleto fez em homenagem ao seu filho:

 

_______________________

*Marcos Bulques é jornalista, formado pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Atuou em rádio, televisão, revista, jornais impressos e assessoria de imprensa. Desde 2013 assina a coluna Inside do Agora Vale.