Jornalista é demitido de rádio após questionamentos de ouvintes sobre atual administração de Aparecida
Além dos questionamentos feitos por ouvintes para o prefeito Luiz Carlos de Siqueira, o apresentador teria criticado, dias antes, a presidente da Câmara, Ana Alice, que é do mesmo partido do prefeito, o Podemos.
Estava tudo muito bem nos bastidores da Rádio POP, da Rede Aparecida de Comunicação, na última sexta-feira (16) em Aparecida, quando foi ao ar o programa Jornal Regional com a participação do prefeito Luiz Carlos de Siqueira (Podemos). Entretanto, assim que acabou o jornal, o apresentador do programa, André Costa, com 20 anos dedicados à rádio, foi demitido. Ele era, além de apresentador, o chefe do departamento de jornalismo da Rádio POP.
De acordo com fontes ligadas à emissora católica, o motivo teria sido político. Segundo o apresentador, o trabalho sempre foi de prestação de serviços para a população.
"Eu sempre fiz jornalismo social, sempre cobrei transparência por parte das administrações municipais aqui da minha região", disse Costa.
O jornalista ainda deixou claro a posição profissional dele enquanto atuação de um programa que dá voz ao povo.
"Muito se fala sobre a questão política no município e eu sei que eu peguei muito no pé mesmo dos políticos, mas esse é o meu perfil, porque acho que eles são empregados do povo", acrescentou.
De acordo com o apresentador, o motivo alegado foi uma reestruturação. "O que foi alegado para mim, foi uma reestruturação e mais nada. Não me deixaram me despedir dos meus ouvintes. E foi por isso que fiz um post no meu Instagram agradecendo a audiência de 20 anos aos meus ouvintes de Aparecida, porque seria uma falta de respeito da minha parte não agradecê-los", explicou.
Entendendo o caso
Em maio deste ano, o apresentador André Costa, criticou a presidente da Câmara de Aparecida, Ana Alice Braga Vieira (Podemos). A crítica foi feita, segundo o apresentador, por questões de prioridade em votação de projeto relacionado ao sistema de saúde que atende Aparecida.
"Vereadora, a senhora me desculpa. A senhora não tem conhecimento da urgência da Santa Casa? A senhora não tem conhecimento que os R$103 mil da Covid é de urgência? [...] Eu me recuso a ouvir que a senhora não tem conhecimento. Outra coisa, a senhora disse que ai na Casa de Leis não vai passar nada desapercebido. Que bom! Palmas para a senhora, porque a senhora vai ser cobrada disso", disse o jornalista durante o programa.
O projeto que o apresentador se referia foi para autorizar o Executivo a repassar recurso financeiro, por meio de convênio para a Santa Casa de Misericórdia de Aparecida.
Na última sexta-feira (16), o entrevistado do programa Jornal Regional foi o prefeito Luiz Carlos de Siqueira (Podemos).
Durante a entrevista, várias perguntas de ouvintes foram colocadas no ar. As perguntas eram gravadas previamente.
"Como foi promessa de campanha, por que até agora a maternidade de Aparecida não está funcionando? Por que a saúde está abandonada desse jeito? Ele [prefeito] disse que ia trazer médicos, que ele já tinha contato e até agora nós estamos em situação de abandono" disse uma ouvinte. Uma outra expectadora do bairro Santa Terezinha questionou a respeito de medicações. "O senhor disse tanta coisa sobre saúde [...] um simples remédio eu preciso e a gente vai buscar e não tem. Em qual o momento que vai melhorar essa parte?". Já outro ouvinte perguntou: "Qual a finalidade dele [o prefeito] não aparecer nos bairros? Apareceu no dia da eleição e não voltou mais". Essas e outras perguntas foram feitas durante o programa, todas respondidas ao vivo pelo prefeito.
Após o programa, o jornalista André Costa foi demitido.
"Simplesmente pediram para eu assinar meu aviso prévio remunerado, assim que acabou a edição do jornal de hoje [16/07], edição essa que estava o prefeito da cidade [de Aparecida] concedendo uma entrevista. A edição acabou, o meu chefe me chamou e me demitiu", explicou o apresentador.
Legislativo - Procurada, a presidente da Câmara, Ana Alice (Podemos), nega que tenha estimulado a demissão do apresentador, por criticá-la.
"Estou espantada com isso. Tenho muita convicção de que eu respeito todas as críticas a mim feitas. Eu nunca fui de interferir nessas questões", disse a vereadora.
Executivo - Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Aparecida, não respondeu até o fechamento da coluna.
Rádio POP - Tentamos falar inúmeras vezes com o padre Inácio Medeiros, diretor da Rádio POP, da Rede Aparecida de Comunicação, por telefone. Depois de cinco tentativas, o padre atendeu e disse que estava em um estúdio e que não poderia falar muito, mas quis saber o assunto.
"Sobre esse assunto, eu não tenho condições de falar. Vai voltar a programação aqui.Tchau!", finalizou o padre Inácio, desligando imediatamente.
Veja o vídeo do jornalista criticando a vereadora Ana Alice (Podemos):
________________
*Marcos Bulques é jornalista formado pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Atuou em rádio, televisão, revista e jornais impressos. Desde 2013 assina a coluna Inside do Agora Vale.