Jornalista é demitido de rádio após questionamentos de ouvintes sobre atual administração de Aparecida

Além dos questionamentos feitos por ouvintes para o prefeito Luiz Carlos de Siqueira, o apresentador teria criticado, dias antes, a presidente da Câmara, Ana Alice, que é do mesmo partido do prefeito, o Podemos.


Demitido: André Costa era chefe do jornalismo e apresentador da Rádio POP. Demitido: André Costa era chefe do jornalismo e apresentador da Rádio POP.

Estava tudo muito bem nos bastidores da Rádio POP, da Rede Aparecida de Comunicação, na última sexta-feira (16) em Aparecida, quando foi ao ar o programa Jornal Regional com a participação do prefeito Luiz Carlos de Siqueira (Podemos). Entretanto, assim que acabou o jornal, o apresentador do programa, André Costa, com 20 anos dedicados à rádio, foi demitido. Ele era, além de apresentador, o chefe do departamento de jornalismo da Rádio POP. 

De acordo com fontes ligadas à emissora católica, o motivo teria sido político. Segundo o apresentador, o trabalho sempre foi de prestação de serviços para a população.

"Eu sempre fiz jornalismo social, sempre cobrei transparência por parte das administrações municipais aqui da minha região", disse Costa.

O jornalista ainda deixou claro a posição profissional dele enquanto atuação de um programa que dá voz ao povo.

"Muito se fala sobre a questão política no município e eu sei que eu peguei muito no pé mesmo dos políticos, mas esse é o meu perfil, porque acho que eles são empregados do povo", acrescentou.

Jornalista André Costa faz post de despedida. Jornalista André Costa faz post de despedida.


Motivo alegado

De acordo com o apresentador, o motivo alegado foi uma reestruturação. "O que foi alegado para mim, foi uma reestruturação e mais nada. Não me deixaram me despedir dos meus ouvintes. E foi por isso que fiz um post no meu Instagram agradecendo a audiência de 20 anos aos meus ouvintes de Aparecida, porque seria uma falta de respeito da minha parte não agradecê-los", explicou.

Entendendo o caso

Em maio deste ano, o apresentador André Costa, criticou a presidente da Câmara de Aparecida, Ana Alice Braga Vieira (Podemos). A crítica foi feita, segundo o apresentador, por questões de prioridade em votação de projeto relacionado ao sistema de saúde que atende Aparecida.

"Vereadora, a senhora me desculpa. A senhora não tem conhecimento da urgência da Santa Casa? A senhora não tem conhecimento que os R$103 mil da Covid é de urgência? [...] Eu me recuso a ouvir que a senhora não tem conhecimento. Outra coisa, a senhora disse que ai na Casa de Leis não vai passar nada desapercebido. Que bom! Palmas para a senhora, porque a senhora vai ser cobrada disso", disse o jornalista durante o programa.

O projeto que o apresentador se referia foi para autorizar o Executivo a repassar recurso financeiro, por meio de convênio para a Santa Casa de Misericórdia de Aparecida. 

Vereadora Ana Alice (Podemos), presidente da Câmara de Aparecida. Vereadora Ana Alice (Podemos), presidente da Câmara de Aparecida.

Questionamentos 

Na última sexta-feira (16), o entrevistado do programa Jornal Regional foi o prefeito Luiz Carlos de Siqueira (Podemos).

Durante a entrevista, várias perguntas de ouvintes foram colocadas no ar. As perguntas eram gravadas previamente.

"Como foi promessa de campanha, por que até agora a maternidade de Aparecida não está funcionando? Por que a saúde está abandonada desse jeito? Ele [prefeito] disse que ia trazer médicos, que ele já tinha contato e até agora nós estamos em situação de abandono" disse uma ouvinte. Uma outra expectadora do bairro Santa Terezinha questionou a respeito de medicações. "O senhor disse tanta coisa sobre saúde [...] um simples remédio eu preciso e a gente vai buscar e não tem. Em qual o momento que vai melhorar essa parte?". Já outro ouvinte perguntou: "Qual a finalidade dele [o prefeito] não aparecer nos bairros? Apareceu no dia da eleição e não voltou mais". Essas e outras perguntas foram feitas durante o programa, todas respondidas ao vivo pelo prefeito.

Após o programa, o jornalista André Costa foi demitido.

"Simplesmente pediram para eu assinar meu aviso prévio remunerado, assim que acabou a edição do jornal de hoje [16/07], edição essa que estava o prefeito da cidade [de Aparecida] concedendo uma entrevista. A edição acabou, o meu chefe me chamou e me demitiu", explicou o apresentador.

Luiz Carlos de Siqueira, prefeito de Aparecida, durante programa na última sexta-feira (16) na Rádio POP. Luiz Carlos de Siqueira, prefeito de Aparecida, durante programa na última sexta-feira (16) na Rádio POP.

Outro lado


Legislativo - Procurada, a presidente da Câmara, Ana Alice (Podemos), nega que tenha estimulado a demissão do apresentador, por criticá-la.

"Estou espantada com isso. Tenho muita convicção de que eu respeito todas as críticas a mim feitas. Eu nunca fui de interferir nessas questões", disse a vereadora.

Executivo - Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Aparecida, não respondeu até o fechamento da coluna.  

Rádio POP - Tentamos falar inúmeras vezes com o padre Inácio Medeiros, diretor da Rádio POP, da Rede Aparecida de Comunicação, por telefone. Depois de cinco tentativas, o padre atendeu e disse que estava em um estúdio e que não poderia falar muito, mas quis saber o assunto.

"Sobre esse assunto, eu não tenho condições de falar. Vai voltar a programação aqui.Tchau!", finalizou o padre Inácio, desligando imediatamente.

Padre Inácio Medeiros, diretor da Rádio Aparecida. Padre Inácio Medeiros, diretor da Rádio Aparecida.

Reações nas redes sociais após demissão do jornalista. Reações nas redes sociais após demissão do jornalista.

Veja o vídeo do jornalista criticando a vereadora Ana Alice (Podemos): 

________________

*Marcos Bulques é jornalista formado pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Atuou em rádio, televisão, revista e jornais impressos. Desde 2013 assina a coluna Inside do Agora Vale.