O tradicional Festival São João de Caçapava, o maior do Vale do Paraíba, começou na última sexta-feira (14) e recebeu a cantora e atriz Lucy Alves (38). A artista abriu o festival com seu show de forró cantando seus sucessos. Ela conversou com este colunista antes do show e defendeu o forró, que tenta se equilibrar com o sertanejo em festas juninas em diversas regiões do Brasil, além de contar que está amando sua namorada, a atriz Indira Nascimento (33), com quem passou o Dia dos Namorados pela primeira vez. A atriz também falou sobre a luta pelas causas LGBTQIA . Confira o bate-papo abaixo:
Marcos Bulques: Mais uma vez aqui na cidade Lucy, o que você traz para essa noite?
Lucy Alves: Muito repertório junino sempre. São João é época de São João, então eu gosto de fazer essas homenagens ao repertório junino, claro, sempre tem uma coisa nova, uma novidade com as minhas músicas, mas acho que muito xote, xaxado, baião, essa coisa dançante, pulsante que a gente gosta. Eu sempre procuro trazer alguma coisa no universo junino com algumas releituras, algumas roupagens mais novas, às vezes, e aí eu vou colocando minhas músicas aí no meio.
MB: Sobre o forró e sertanejo em festas de São João, você acha que o forró nas festas de São João acaba perdendo um pouco o espaço nesse momento com o sertanejo em alta?
Lucy Alves: Eu sou uma pessoa super eclética, sou muito a favor das festas que são ecléticas e as festas de São João têm crescido bastante, só que na época de São João a gente tem que valorizar o forrozeiro porque essa é a época do forrozeiro, é o momento que ele conta sua história, é o momento que ele ganha o pão, é o momento que ele celebra a colheita do milho, então eu acho que no São João a gente tem que valorizar quem canta o forró. Tem espaço para tudo e para todos obviamente, eu acho que talvez até a maior parte da grade devesse valorizar os forrozeiros porque é essa época que eles têm para brilhar ainda mais.
MB: E como é que foi o Dia dos Namorados? Me conte. Está feliz?
Lucy Alves: Ah, foi ótimo. Estou muito feliz, estou amando, achei uma brechinha para comemorar com a minha namorada. O importante é a gente estar feliz, o importante também é celebrar, eu acho que o amor tem que ser celebrado em todas as esferas, independente de sexualidade, de formato de casais e tudo mais. A gente tem que valorizar o amor porque o amor é um direito de todos.
MB: Esse mês [de junho] é considerado o mês do orgulho LGBTQIA . Como você vê a luta contra violência, contra preconceito e discriminação desta comunidade?
Lucy Alves: Eu acho que tem muita coisa para ser feito ainda, mas eu vejo mudança. O Brasil ainda é um país que mata muitas pessoas trans, LGBT, e a gente está aí na luta para trazer e celebrar o amor, é sobre isso, é sobre celebrar as pessoas e o amor que elas podem viver do seu jeito, então muita coisa para ser feita, mas a gente segue inspirando também, falando sobre e sendo bandeira de alguma forma para a causa.