Madonna: a mulher que há quarenta anos se reinventa

Desde o início da década de 1980, artista encarou diversos papéis na música, na moda, no ativismo. Como uma camaleoa, quando o público acha que acabou, a cantora renasce como uma fênix


Madonna durante turnê 'The Celebration Tour'. (Foto: Reprodução)Madonna durante turnê 'The Celebration Tour'. (Foto: Reprodução)

Todo mundo sabe que Madonna, 65, é mesmo uma mulher à frente do seu tempo. Enfrentou o preconceito de uma época em que não se falava de liberdade sexual e direitos da mulher. Podemos considerar uma transgressora. Não foi à toa que o papa João Paulo II a condenou após a exibição do clipe 'Like a Prayer', onde aparece tentando seduzir um santo em 1989. "Sou uma artista e isso faz parte de um trabalho", disse ela à época. O fato é que Madonna sempre deixou sua marca por onde quer que passasse.

No início da década de 1990, mais precisamente em 1993, Madonna esteve no Rio de Janeiro pela primeira vez. Ela viria outras vezes ao Brasil. Naquele ano, a artista pop procurou ficar distante do público e da imprensa. Acompanhou tudo de longe, embora tenha tentado se disfarçar para ir ao Cristo Redentor. Até que conseguiu. O show mesmo foi no Maracanã para mais de 120 mil pessoas. A turnê 'The Girlie Show' foi a quarta turnê da cantora que teve o álbum 'Erótica' como tema. A estrela esteve por aqui mais algumas vezes em turnês e férias.

The Celebration Tour

Dessa vez, uma mulher mais madura pretende mostrar o porquê ainda é considerada a rainha do pop. Com seus maiores sucessos de uma carreira de 40 anos, ela vai encarar uma multidão de mais de 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana para encerrar a turnê "The Celebration Tour". Hits como Like a Virgin, La Isla Bonita, Open Your Heart, Erotica, Vogue, Rain, entre outras, estarão no setlist.

Homenagens

Durante o show, Madonna cantará a música 'Live To Tell', onde faz homenagens para vítimas da AIDS. Para o show de encerramento da turnê no Rio, foi confirmado que Cazuza e Renato Russo serão homenageados com fotos que irão aparecer nos telões. Uma participação da cantora Anitta foi confirmada.

Etarismo

Muito se fala na falta de oportunidades de trabalho para pessoas mais velhas e na aceitação delas. O ato de envelhecer na frentes das câmeras é cruel para quem trabalha com sua imagem. Madonna já reclamou em público sobre o assunto.

"Se você é uma garota, tem que entrar no jogo. Que jogo é esse? É permitido que você seja bonita, graciosa e sexy. Mas não seja muito inteligente. Não tenha uma opinião. É permitido que você seja objetificada por homens e vestir-se como uma vadia, mas não reconheça que é uma vadia. E nunca, eu repito, nunca compartilhe suas fantasias sexuais com o mundo. Seja o que os homens querem que você seja. E sobretudo, seja aquilo com que as mulheres se sentem confortáveis que você seja quando estão perto dos homens. E, finalmente, não envelheça, porque envelhecer é um pecado. Você será criticada, você será a vilã, e definitivamente não tocará em nenhuma rádio", disse a cantora durante uma premiação em forma de protesto.

Seja como uma ativista ou como uma estrela pop da música, é Madonna que o Brasil vai assistir neste sábado, 4, ao vivo de Copacabana no Rio de Janeiro. Who's that girl? (Quem é essa garota?) É Madonna Louise Veronica Ciccone, ou simplesmente Madonna. Bom show para todos.

__________________

Siga o jornalista @marcosbulques no Instagram.