A atriz Nanda Costa e a percussionista Lan Lanh foram homenageadas com o Troféu Suzy Capó Personalidade do Ano no âmbito Prêmio Félix, que destaca personalidades LGBTQIAPN .
Nanda e Lan Lanh falaram com a coluna INSIDE sobre a emoção da premiação e a importância da luta para direitos igualitários.
"Um prêmio importante, uma homenagem muito especial que foi dada a tantas pessoas maravilhosas que são referências para nós todas de talento, de resistência, de coragem, humanidade", disse Lan Lanh.
Nanda Costa contou que esteve no mesmo festival em 2009, mas numa época que não podia falar de sua sexualidade. Ela disse que naquele ano, estava com uma namorada e que gostaria de celebrar ao lado dela, entretanto não foi possível, diferentemente do que aconteceu no evento deste ano, onde Nanda teve a oportunidade de comemorar ao lado da esposa e das filhas.
"Eu vim aqui em 2009 e não podia dizer e falar quem eu era. Eu estava com uma namorada e eu recebi o Prêmio Redentor de melhor atriz e não podia [falar que estava namorando uma mulher] e hoje estou aqui com minha família", contou a atriz.
Luta
Recentemente um projeto foi aprovado Na Câmara dos Deputados que visa proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O projeto foi aprovado pela comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, da Câmara dos Deputados, por 12 votos a cinco. O texto deve seguir para outras comissões como Direitos Humanos e Constituição e Justiça.
"É preciso estar atento e forte o tempo todo porque a luta continua", ressaltou Lan Lanh. "A gente está lutando por um direito que a gente já conquistou", finalizou Nanda Costa.