OUTRA VEZ: Repórter da Vanguarda é demitida por 'estar acima do peso'

"Agradeço pela parceria e principalmente por terem me dado a mão quando tiraram meu chão", disse a jornalista, referindo-se aos amigos.


A repórter Marcela Mesquita, demitida hoje da Rede Vanguarda. A repórter Marcela Mesquita, demitida hoje da Rede Vanguarda.

A manhã desta segunda-feira (10) não foi uma das melhores para a jornalista Marcela Mesquita, repórter da Rede Vanguarda. 


Em um relato numa rede social, a repórter disse que ao chegar na emissora logo cedo, foi demitida. "Depois de 5 meses de dedicação total a maternidade, hoje chegou o dia de voltar ao trabalho", inicia o texto. "Dei um beijinho na minha filha no berço e disse: 'Marina, mamãe vai trabalhar e volta logo'. E não é que voltei pra casa antes do que imaginava? Pra minha surpresa fui dispensada da TV logo que cheguei para trabalhar", escreveu. 

No texto, a jornalista agradece aos amigos que estiveram ao lado dela quando foi afastada do vídeo. "Agradeço pela parceria e, principalmente por terem me dado a mão quando tiraram meu chão. Quando fui afastada da reportagem por estar acima do peso, foram os meus amigos que não me deixaram cair', disse em tom emocionante. 

Em entrevista hoje ao colunista Maurício Stycer, do UOL, Marcela disse que foi afastada em outubro de 2017 e só retornou no início de 2020. "Fiquei quase dois anos e meio na geladeira", diz. "Na época fui informada pela chefe de redação, Terezinha Almeida, que a direção tinha decidido me afastar porque eu estava 'fora do padrão', 'acima do peso', Foram esses os termos que usaram". 

Marcela Mesquita trabalhou por 12 anos na Rede Vanguarda. 

Outras demissões 

As jornalistas Michelle Sampaio e Micheli Diniz também foram demitidas, segundo elas, pelo mesmo motivo. Diniz se manifestou enviando mensagem de apoio. "Marcela querida, não tive a honra de trabalhar contigo. Mas, acompanhava seu talento e carisma com muito entusiasmo. Como muitos aqui já falaram e eu assino embaixo, você vai brilhar muito, mais do lado de cá, onde o céu é o limite. Mais uma vez a @redevanguarda perde...e não aprende. Que vergonha...", escreveu. 

O jornalista Carlos Abranches, que também foi desligado da emissora tempos atrás, e que esteve há mais de duas décadas na bancada da Vanguarda, se solidarizou com a amiga. "Marcela, sua luz será levada para onde você for. Nesse processo de cortar custos e dispensar talentos como o seu, não nos cabe mesmo ficar, porque nem eu, nem você temos vocação para apagar a última luz, antes que tudo acabe", disse. 

Outro lado

Procurada no fim da tarde desta segunda-feira (10),a Rede Vanguarda não se pronunciou sobre o assunto. "A pessoa responsável para decidir se a emissora se pronuncia ou não, está de férias", disse uma funcionária do RH

____________________

*Marcos Bulques é jornalista, formado pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Atuou em rádio, televisão, revista, jornais impressos e assessoria de imprensa. Desde 2013 assina a coluna Inside do Agora Vale.