Paulo Ricardo fala sobre bissexualidade: 'Dentro da música sempre fomos muito liberais'

Cantor conversou com a coluna durante Festival Hora do Rock.


Paulo Ricardo. (Foto: Divulgação)Paulo Ricardo. (Foto: Divulgação)

O cantor Paulo Ricardo marcou presença no Festival Hora do Rock em São José dos Campos na noite do último sábado (1). Na ocasião, ele conversou com a coluna após sua apresentação. 

Paulo falou da satisfação em encontrar os amigos em um festival como esse e da recepção dos fãs. 

"O rock anda muito pulverizado e esses festivais aconteciam muito nos anos 1980, o tempo todo em todo o Brasil [...] para unir as tribos, trazer quem gosta de rock em um país onde o rock tem um público fiel", disse o artista. 

Bissexualidade

Recentemente o DJ Pedro Sampaio assumiu ser bissexual durante sua apresentação no Lollapalooza que aconteceu em São Paulo. Sobre o assunto, Paulo Ricardo disse que sempre conviveu com a liberdade. 

"Na verdade no meio artístico isso sempre existiu. Caetano e Gil sempre beijaram na boca no palco. Eu cresci com Caetano e Gil trabalhando normalmente com a bissexualidade [...] dentro da música sempre fomos muito liberais. Eu conheci Cazuza com 18 anos. Eu dormia na casa do Cazuza, eu frequentava a casa do Cazuza, eu passava todos os finais de semana na casa dele", disse o cantor. 

Paulo acredita que a sociedade hoje fala mais sobre o assunto devido a grandes personalidades, que durante anos defenderam a própria liberdade. 

"O rock sempre foi meio machista. O que está acontecendo agora é que essas conquistas, esses pioneiros, as lutas que eles tiveram, estão surtindo efeito. Depois de uma geração, Cazuza é uma figura histórica, tem filmes, livros, musical, então essa luta do Cazuza, todo o preconceito que ele sofreu, sua própria morte, dele e do Renato [Russo], por conta da AIDS, não foi em vão. Tudo isso serviu para que hoje os jovens possam desfrutar de uma liberdade, de uma abertura para conversar sobre isso em casa", explicou. 

VÍDEO: VEJA O BATE-PAPO SOBRE O ASSUNTO ABAIXO: 

VÍDEO: VEJA OS BASTIDORES DO FESTIVAL HORA DO ROCK:

____________________

*Marcos Bulques é jornalista formado pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Atuou em rádio e televisão e jornais impressos.  Criou o canal no YouTube Conexão Entrevista. Desde 2013 assina a coluna Inside do AgoraVale.