"Por ciúmes", diz secretário de Obras de Caçapava, exonerado após 57 dias do início da nova gestão

Potiguara Chagas Ferreira estava a frente da pasta, que é uma das mais cobradas pela população


Prefeita Pétala Lacerda e o então secretário de Obras Potiguara Chagas Ferreira antes da discórdia. Prefeita Pétala Lacerda e o então secretário de Obras Potiguara Chagas Ferreira antes da discórdia.

O secretário de Obras de Caçapava, Potiguara Chagas Ferreira, foi exonerado nesta sexta-feira(26). O motivo alegado por ele foi "ciúmes". 

De acordo com informações checadas, o então secretário  foi chamado para uma reunião no gabinete da prefeita Pétala Lacerda (Cidadania) na tarde desta sexta-feira (26) e comunicado ali o seu desligamento. "São várias coisas", disse a prefeita, sem dar muitos motivos, segundo Potiguara. 

Na história também entra o vice-prefeito, Paulo Eugênio, que de acordo com fontes ligadas ao governo municipal, teria "aparecido demais" entre os que disputam as atenções dos espectadores virtuais no mundinho da internet. Tanto ele quanto Potiguara, chamaram muita atenção com os trabalhos que estavam desenvolvendo. "Houve um desentendimento no gabinete", disse o vice-prefeito. "Estou surpreso! Como podem fazer uma avaliação em 57 dias?", acrescenta Paulo Eugênio. 

Questionado se havia acontecido algo que pudesse culminar na exoneração, Potiguara foi enfático. "Estava tudo ótimo. Acho que gerou ciúmes. Tinha muita gente me elogiando. Tava [sic] preocupado com isso", disse. 

Além de Potiguara, outros dois funcionários, indicados pelo vice-prefeito foram comunicados sobre a exoneração dos cargos, entre os quais, chefe da divisão de transportes e chefe de seção de abastecimento e tráfego. 

Segundo uma fonte, ligada ao gabinete da prefeita e que prefere não se identificar, o desentendimento teria acontecido entre o chefe de gabinete, Vitor Gonçalves Lacerda, que é irmão da prefeita, Pétala Lacerda (Cidadania) e o vice-prefeito, Paulo Eugênio. Por conta disso, os pedidos de exonerações teriam sido feitos na tarde de ontem (26). 

Indicações

Com indicação do vice-prefeito, alguns profissionais desempenham papéis importantes dentro da gestão. É o caso do secretário de Defesa e Mobilidade Urbana, João Batista dos Santos e Darcy Breves de Almeida, secretária de Cultura, Esporte e Lazer. Os dois ainda continuam a frente de suas respectivas pastas. Entretanto, há rumores de que podem entrar na lista da exoneração. 

Próximo secretário de Obras 

Outra especulação é quem será o próximo secretário de Obras. De acordo com fontes da Prefeitura de Caçapava, o indicado seria de Taubaté, que é, inclusive, uma cidade prestigiadíssima em Caçapava, tendo três  secretários municipais (Educação, Finanças e Administração) vindos da cidade do Sítio do Pica Pau Amarelo.  

Repercussão 

Nas redes sociais inúmeras mensagens da população questionam a saída do secretário de Obras. "Um dos melhores secretários que Caçapava poderia ter tido, foi exonerado pela 'prefeita que diz em campanha que não é politiqueira e que realmente quer ajudar a cidade'. Vai lá, veja quem é o assessor de gabinete dela", disse um usuário numa rede social. 

Outro lado

Procurada para esclarecer as informações, Dani Galdino, coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Caçapava, disse, em mensagem pelo celular, que assim que tivesse um posicionamento retornaria e que as decisões são da prefeita. 

Atualização 

A Prefeitura de Caçapava,  através de sua assessoria de imprensa,  enviou às 19h39 deste sábado (27) a seguinte nota: 

"Os 100 primeiros dias de governo são um período de adaptação, em que a administração está avaliando as características da equipe para realizar os ajustes necessários. Sendo assim, mudanças ocorrem. Seguimos trabalhando pelo bem de Caçapava!".    Repercussão nas redes sociais.Repercussão nas redes sociais.