Vereador de Caçapava segura rosto de colega parlamentar durante sessão: "Me senti intimidada"

Momento foi registrado pelas câmeras de segurança e teve repercussão nas redes sociais.


Vereador de Caçapava, Wellington Felipe (Cidadania) segura o rosto da colega, Dandara Gissoni (PSD) durante sessão legislativa. (Foto: Reprodução)Vereador de Caçapava, Wellington Felipe (Cidadania) segura o rosto da colega, Dandara Gissoni (PSD) durante sessão legislativa. (Foto: Reprodução)

A vereadora Dandara Gissoni (PSD) denunciou uma atitude do vereador Wellington Felipe (Cidadania), que aconteceu dentro da Câmara Municipal de Caçapava na última semana.

Segundo Dandara, o vereador teria segurado seu rosto como forma de intimidação, dizendo que a vereadora teria deixado algumas pessoas exaltadas e se manifestando por causa de divergências políticas.

O caso

Na sessão do dia 26 de abril durante os trabalhos na Câmara de Caçapava, a sessão teria ficado suspensa por um período de 20 minutos. Em seguida, segundo a vereadora Dandara, o vereador Wellington se dirigiu até a mesa onde Dandara estava e falou com a parlamentar segurando seu rosto. A atitude foi gravada pelas câmeras de segurança que ficam dentro do plenário e o vídeo está circulando pelas redes sociais. O motivo, de acordo com a vereadora, teria sido uma "intimidação" depois de um posicionamento da parlamentar em relação ao uso da tribuna livre pela população. Wellington teria dito que a vereadora estava instigando um grupo de pessoas que estavam no local a gritar. 

A atitude do vereador Wellington Felipe teve repercussão durante a sessão desta terça-feira (3). Dandara exibiu o vídeo, confrontou o vereador que estava presente e pediu posicionamento da presidência do Legislativo.

"O susto foi tão grande que eu não sabia se ele ia me agredir, se ia me beijar, eu fiquei com nojo [...] eu fique paralisada. Eu só falei 'tira a mão de mim'. Eu me senti assediada, eu me senti coagida, eu me senti intimidada. Eu estou com medo dele [...] isso foi uma agressão dentro do plenário. Ele não tem o direito de tocar em mim. Eu quero rigor desta Casa para apuração disto", disse Dandara, durante sessão legislativa desta terça (3).

Segundo o advogado de Dandara Gissoni, Marcos Limão, a ideia é pedir que seja aberto um inquérito policial para apurar os fatos. 

"Vamos protocolar na Polícia Civil o pedido de instauração de inquérito policial visando apurar o fato criminoso e as respectivas responsabilidades. Vamos pedir a cassação do mandato, mas só na semana que vem porque ainda estamos preparando o fundamento jurídico", disse Limão.  

Outro lado

Em nota, o vereador Wellington Felipe pediu desculpas à vereadora e às mulheres caso tenham se sentido ofendidas com o gesto. Ele ressaltou que não teve a intenção de exercer qualquer intimidação, agressão, importunação ou assédio em seu desfavor. O parlamentar disse ainda que possui um relacionamento cordial e visível com a vereadora Dandara aos olhos das pessoas próximas, apesar das ideologias e divergências políticas. (Leia nota na íntegra abaixo.)

Posicionamento do vereador Wellington sobre o caso enviado para a coluna. Posicionamento do vereador Wellington sobre o caso enviado para a coluna.

Veja o vídeo do momento que o vereador segura o rosto da colega parlamentar: 

_____________________

*Marcos Bulques é jornalista formado pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado pela Universidade de São Paulo.  Atuou em rádio , televisão, jornais e revistas. Criou o canal 'Conexão Entrevista' no YouTube e atualmente trabalha com assessoria de imprensa.  Desde 2013 assina a coluna Inside do AgoraVale. 

Sugestões: marcos_bulques@yahoo.com.br 

Instagram: @marcosbulques