O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou em vídeo gravado na manhã desta segunda-feira (8) que está satisfeito com o trabalho do delegado Hugo Pereira em Caçapava. Eles tiveram um encontro na capital paulista para tratar de assuntos sobre a segurança pública da cidade.
"É uma honra contar com um profissional preparado, dedicado, com vinte anos de experiência policial combatendo o crime e protegendo as pessoas", disse Derrite.
De acordo com o delegado, o encontro foi para buscar soluções para problemas existentes em Caçapava.
"Viemos trazer algumas demandas do nosso município para a secretaria para falar de segurança pública e tentar melhorar a segurança do nosso município", explicou Hugo.
Na ocasião, o deputado estadual André do Prado (PL), presidente da Alesp e o deputado federal Marcio Alvino (PL) também participaram da reunião.
Falta de monitoramento e guarda civil armada
Em conversa com este colunista, Hugo Pereira disse que o grande problema é a falta de monitoramento por câmeras em Caçapava.
"A gente sofre muito furto, roubo na cidade, por falta desse monitoramento. O tráfico de drogas conseguimos combater, temos um grande número de pessoas que conseguimos prender, porém as investigações de furtos, de roubos, principalmente de residências à noite, poderiam ter sido solucionadas em 24 ou 48 horas se não fosse a falta de câmeras. A gente demora uma semana, dez dias, às vezes até mais [para solucionar o caso], por você não ter um início de provas", explicou.
O delegado defendeu também a necessidade de uma guarda civil armada.
"A guarda civil hoje é um órgão vital para o combate a criminalidade. A maioria das cidades possui uma guarda maior, uma guarda com bastante gente e uma guarda armada. Em Caçapava a guarda é desarmada e poucos guardas civis. Seria importante aumentar e armar essa guarda, melhorar os equipamentos e colocar o monitoramento por câmeras", disse.
Natural de Carmo de Minas (MG), Pereira tem 49 anos e 20 de profissão. Em Caçapava está desde novembro de 2020 atuando, entre outros problemas, no combate ao tráfico de drogas, uma realidade que faz parte do cotidiano dos brasileiros.
Em pouco mais de três anos, Hugo intensificou o confronto com criminosos e mostrou esse trabalho quase que em tempo real para a população através de suas redes sociais, uma 'prestação de contas' nunca evidenciada de forma tão explícita para a população da cidade, o que fez com que sua popularidade aumentasse cada vez mais.
Em 2022 o delegado Hugo foi candidato a deputado estadual pelo PL e obteve 20.423 votos.
VEJA O MOMENTO NO VÍDEO ABAIXO:
_____________________________
Marcos Bulques é jornalista, formado pela Universidade do Vale do Paraíba e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Atuou em rádio, televisão, revista, jornais impressos e assessoria de imprensa. Desde 2013 assina a coluna Inside do Agora Vale.