VÍDEO: Gabriel Sater fala sobre trabalho em Renascer, da atuação do pai, Almir, e sobre Iza: "Triste por ela"

Artista conversou com a coluna durante Festival do Tropeiro em Pindamonhangaba


Gabriel Sater. (Foto: Divulgação)Gabriel Sater. (Foto: Divulgação)

O cantor e ator Gabriel Sater, 42, marcou presença na Festa do Tropeiro, em Pindamonhangaba neste último fim de semana. O artista foi atração do festival que é tradicional na cidade.

Em uma conversa com este colunista antes de sua apresentação, Sater falou a respeito de sua atuação na novela "Renascer".

"Foi um processo bem intenso de pré-produção, bem diferente de "Pantanal", porque fui convidado num momento que a gente não tinha agenda, nem eu nem a emissora para conseguir conciliar. Então achei que não ia rolar fazer Rachid (personagem), fique bem triste, porque já tinha começado a me preparar, meu pai já ia fazer a segunda fase. Aí, graças a 'Alá' (como dizia a personagem), deu certo, e sorte que eu tinha começado a minha preparação, tive duas semanas de intensivão mesmo, consegui parar com tudo para focar e foi muito legal mesmo", iniciou Sater.

Gabriel disse que a novela Renascer (versão original) foi uma das novelas que mais gostou de assistir.

"Eu vi quatro vezes. Renascer, sem papo furado, uma das novelas que eu mais assisti, que eu mais amei na minha vida, para mim é um clássico da dramaturgia brasileira [...] fiquei semanas ali com aquela pele de silicone aprendendo a costurar [durante preparação para interpretar Rachid], porque nunca tinha costurado nada. Para aprender a costurar uma 'pele humana', fique ali semanas aprendendo", explicou Gabriel.

O ator disse que conversou com o pai, Almir Sater, sobre a preparação para a novela.

"Eu falei: 'Pai, como é que você está fazendo, como vai ser sua preparação?', a gente começou a alinhar algumas coisas, pedi muita ajuda para ele na questão da prosódia, como é que ele estava se colocando em algumas palavras [...]. Eu fiquei muito feliz em ver meu pai em cena, não é papo de filho não, ele está dando um show, está entregando tudo, está dedicado, está morando no Rio direto, até a agenda de shows dele está mais restrita, não estão liberando ele para show. Quando você vai fazer novela, você não pode pensar no show, porque não te liberam. Tem que dormir, tem que estudar sem parar, porque você não desliga, todo dia é uma estreia, cada dia é um texto novo, a cabeça não desliga", contou.

Sater revelou que é um profissional que se cobra muito.

"Acho que, antes de mais nada, a minha mão é a mais pesada. Sou muito perfeccionista, sou muito chato comigo mesmo, eu não consigo desligar, então tem hora que eu não pego um trabalho porque eu sei que para minha saúde não vai ser bom pegar aquele trabalho naquele momento da minha vida. Acabei de recusar agora fazer um longa, queria muito ter feito, fazer em agosto, mas estou cheio de shows", disse.

Prêmio

Gabriel Sater falou da satisfação que teve em receber o Prêmio da Música Brasileira, uma das premiações mais importantes do Brasil, que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro e que venceu na categoria 'Intérprete Canção Popular' e mencionou também a indicação para o Grammy Latino em 2023 na categoria 'Melhor Álbum de Raiz em Língua Portuguesa'.

"Falar do prêmio, eu já estou pulando, a gente sabe que tem várias questões envolvidas, eu nunca tinha concorrido a esse prêmio, é o prêmio mais sério do país. A gente sonha muito alto às vezes, mas no meio do caminho tem muitas variáveis, que nem o Grammy, pelo que eu ouvi dos discos, eu achei que a gente merecia ganhar o Grammy, mas por quê? Cada um vê o seu lado pelo seu viés. É muito bacana ser indicado, já é para mim um prêmio [...] esse sonho do Grammy está na latente, vou trabalhar minha vida inteira para ganhar esse prêmio, espero que não demore tanto", contou.

Caso Iza

Sater disse que acompanhou pela mídia sobre o caso que envolveu a cantora Iza, após descobrir uma traição do namorado, o jogador Yuri Lima. A cantora está grávida do atleta e a exposição na mídia foi um escândalo.

"É uma artista incrível, é uma pessoa que inspira muito a gente, com uma voz linda, com uma história de vida, que também sempre ralou para chegar e conquistar seus sonhos, adoraria um dia gravar alguma coisa com ela, porque eu admiro como artista, aquele vozeirão que ela tem, e fico muito triste por ela, pelo lado pessoal, porque ela está grávida né, triste por ela, muito triste por ela. Espero que ela consiga dessa situação sair mais forte. Todo o meu carinho para a Iza", disse o cantor.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO:

_____________________

Siga o jornalista @marcosbulques no Instagram.