VÍDEO: 'Trabalho mais desafiador da minha carreira', diz Silvero Pereira sobre filme 'Maníaco do Parque'

Ator conversou com a coluna e falou sobre interpretar um dos criminosos mais emblemáticos da história policial brasileira


Silvero Pereira interpreta Francisco de Assis Pereira, o 'Maníaco do Parque'. (Foto: Reprodução)Silvero Pereira interpreta Francisco de Assis Pereira, o 'Maníaco do Parque'. (Foto: Reprodução)

Em 1998 o Brasil acompanhou a trágica notícia sobre mulheres mortas em São Paulo por um criminoso misterioso. Foram várias mortes em um mesmo local, o Parque do Estado. O criminoso atraía a vítima até um ponto do parque, quando então praticava o crime.

Francisco de Assis Pereira, hoje com 56 anos, e que ficou conhecido como 'Maníaco do Parque', foi condenado a 268 anos de prisão pelos crimes: homicídio triplamente qualificado, estupro, atentado violento ao pudor e ocultação de cadáver. Entretanto, a legislação brasileira à época não permitia que uma pessoa passasse mais do que 30 anos presa. Por esse motivo o assassino em série poderá ser solto em 2028.

A história macabra está sendo retratada no filme 'Maníaco do Parque', com direção de Mauricio Eça.

"Esse filme era muito necessário ser feito. A gente entendeu isso, quase que uma reparação histórica para essas mulheres que foram vítimas dele. Na época foi contada uma história só, que era a versão dele. A mídia deu muito ibope, muita voz para esse cara e ele falou, falou, e nunca ninguém teve chance de contar sua versão, as mulheres sofreram muito preconceito, foram muito julgadas. Como cineasta, acho que é um filme que vai gerar reflexões muito sérias sobre vários aspectos", disse o diretor.

O enredo do filme se concentra numa personagem ficcional, jornalista, chamada Elena, que se debruça no caso para denunciar e prender o criminoso. A atriz Giovanna Grigio foi quem encarou esse desafio.

"Ela [a personagem] é uma representação de vários símbolos que trazem o ponto de vista dela na história, porque ela é uma jornalista jovem, mulher, que está num ambiente jornalístico muito dominado por homens nos anos 1990. Tudo isso traz uma perspectiva muito específica, então quando ela cobre o caso, ela olha para essas vítimas e consegue entender que isso não é uma história de um homem matando várias mulheres, é uma história de várias mulheres que morreram por causa da atitude de um homem", disse a atriz em entrevista para esta coluna.

Giovanna Grigio interpreta Elena, em 'Maníaco do Parque'. (Foto: Reprodução)Giovanna Grigio interpreta Elena, em 'Maníaco do Parque'. (Foto: Reprodução)

Para dar vida ao criminoso, o ator Silvero Pereira fez uma preparação de meses para o trabalho.

"Durante dois meses e meio eu vivi em função disso. O meu dia era completamente fechado para ver vídeo, informações, leituras sobre esse caso, enfim, tudo que era informação que fosse chegando a respeito, além das horas de ensaios que a gente tinha, era essencial e muito importante para a construção", disse o ator.

Silvero Pereira em 'Maníaco do Parque', disponível pelo Prime Vídeo. (Foto: Reprodução)Silvero Pereira em 'Maníaco do Parque', disponível pelo Prime Vídeo. (Foto: Reprodução)

Silvero contou que o trabalho foi o mais desafiador de sua carreira e que não houve envolvimento emocional.

"Foi um trabalho bem difícil. Acho que é o trabalho mais desafiador da minha carreira [...] em nenhum momento houve um envolvimento emocional da minha parte, eu gosto de falar isso, eu sou ator, como ator eu sou técnico, eu aprendi a ser técnico para a construção das emoções. O meu trabalho como ator é convencer o espectador da emoção e não que eu vivencie essa emoção. Eu preciso ser o suficiente para que o expectador adentre nesse universo e acredite que aquilo é real", explicou Silvero.

O filme 'Maníaco do Parque' já está disponível por streaming pelo Prime Vídeo.

VEJA OS BASTIDORES DA PRÉ-ESTREIA DE 'MANÍACO DO PARQUE' NO VÍDEO ABAIXO:

____________________

Siga o jornalista @marcosbulques no Instagram.