O CARDE será inaugurado na cidade paulista de Campos do Jordão no dia 28 de novembro. Localizado em meio a uma floresta preservada de araucárias, o museu promete oferecer conceitos inovadores em interatividade, experiência, cenografia e acervo de nível internacional.
Situado a 170 quilômetros de São Paulo, o espaço se dedica à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente do século XX, utilizando o automóvel como personagem principal. Com aproximadamente 100 veículos em exposição rotativa, o acervo técnico conta com mais de 500 automóveis históricos.
Carro, Arte, Design e Educação não só emprestam suas iniciais para formar o acrônimo CARDE, mas também são os pilares que definem este museu. O edifício, com seis mil metros quadrados de construção em um terreno de 200 mil metros quadrados, localizado no bairro Alto da Boa Vista, conta com iluminação teatral, cenografia detalhada e alta tecnologia.
Cada sala possui painéis de LED de alta definição para vídeos históricos e artísticos, além de um sistema de som 5.1, proporcionando uma experiência sensorial única. O sistema de luz e som, com trilhas sonoras sincronizadas com os vídeos, é produzido com o auxílio de computação gráfica baseada em uma profunda pesquisa histórica. Monitores touchscreen complementam o conteúdo em diversas áreas.
Os ambientes do CARDE são imersivos e divididos de acordo com as décadas do século XX, retratando fatos e histórias marcantes. O museu conta com centenas de obras de arte espalhadas pelo espaço, incluindo quadros, gravuras, joias e esculturas de renomados artistas brasileiros.
Essa combinação harmoniosa de objetos artesanais e tecnologia tem como fio condutor o automóvel, um item de grande apelo afetivo que faz parte da vida das pessoas. No térreo, destacam-se salas temáticas como a de Carros Governamentais, a História do Automobilismo Brasileiro e Visionários Brasileiros, incluindo João do Amaral Gurgel e seus carros revolucionários.
Na entrada, uma "câmara de descompressão" prepara os visitantes para aguçar a análise crítica e abrir as percepções. O saguão de entrada já quebra qualquer expectativa de um museu meramente automobilístico e define a proposta inovadora do CARDE. A experiência começa com a exibição de um dos automóveis brasileiros mais raros, o Brasinca Uirapuru (1964), adornado com uma pintura indígena no topo de um cajueiro em metal, com folhagens de crochê. Essa instalação, produzida por 200 mulheres do projeto social Instituto Proeza, busca sensibilizar o público sobre sustentabilidade e preservação do planeta.
O CARDE é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e representa sua abertura para toda a população brasileira e mundial. A FLMA, que completou 16 anos de atuação em arte, cultura, educação, saúde e desenvolvimento social em Campos do Jordão, beneficia mais de 700 alunos com cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro. A Fundação também conta com o Núcleo de Saúde, que oferece atendimento gratuito em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
As salas do andar térreo são divididas por períodos históricos, nas quais os automóveis se misturam com os acontecimentos de cada época, ajudando os visitantes a imergir nos fatos históricos.
No primeiro andar, a exposição "O Design e a Evolução da Forma e da Tecnologia" destaca-se com foco no desenho automobilístico e nas tecnologias imersivas, como a Sala de Hologramas de Automóveis.
O espaço também homenageia Campos do Jordão, com um ônibus jardineira em exposição e uma grande tela de LED que apresenta a história, a cultura e as tradições da cidade.
Serviço
Abertura ao público: 28/11/2024
Fechado: terças e quartas-feiras
Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00
Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão - SP, CEP: 12.472-610