Em um segmento que, por enquanto, apenas dois modelos estão disponíveis, a picape compacta-média Fiat Toro 2022 lidera com folga - e a liderança sobre a Renault Oroch é merecida. O Agora Vale teve a oportunidade de conhecer e avaliar o modelo, que é oferecido em cinco versões, com três opções de motorização e duas de câmbio.
A principal novidade da linha Fiat Toro 2022 está na sua motorização, que agora conta com a opção do novo motor turbo flex com 185 cavalos-vapor de potência e 270 Nm de torque quando abastecido com etanol.
As duas outras opções de motorização da linha são o motor flex EtorQ Evo 1.8 16V, com até 139 cavalos-vapor de potência e o motor 2.0 16V turbo diesel MultiJet II com 170 cavalos-vapor de potência, sempre com tração 4x4.
As versões com motorização flex são equipadas com câmbio automático de seis velocidades com tração 4x2. Já as versões com motorização diesel contam com câmbio automático ZF de nove velocidades.
Responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up - SUP, que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total, o modelo passou por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016.
A linha Fiat Toro 2022 traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, com um novo capô com fortes vincos e o reposicionamento da marca Fiat chega ao modelo com o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal, que tem elementos diferenciados nas configurações Ranch e Ultra, conferindo ainda mais exclusividade às versões. Há também novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes versões e para-choques com bulbar integrado.
A lateral com linha de cintura elevada e largas caixas de roda mantém a sensação de dinamismo, força e proteção. A traseira conserva a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.
O interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.
No quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1" posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente.
A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.
Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7''. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.