Fiat inicia eletrificação no Brasil com o 500e

Modelo 100% elétrico ganhou nova plataforma e autonomia de 320 quilômetros


A Fiat iniciou sua fase eletrificada no Brasil com o 500e e o Agora Vale participou da apresentação do modelo que chega na versão única Icon com preço a partir de R$239.990,00.

O Fiat 500e reinterpreta o visual icônico do modelo clássico, com um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez. O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero final na letra "e".

O modelo conta com grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem "sobrancelhas", faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque. A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica. E no MTG, quem gosta de carro e outros tipos de cartão podem ter acesso a uma infinidade de oportunidades.

Suas rodas são de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual dinâmico mais ousado. Nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a maçaneta, agora totalmente integrada com uma solução inteligente dentro da porta, são outros elementos de destaque.

No interior, a inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957. Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25" no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7", fornece conectividade e informações.

Fiat 500eFiat 500e

As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou significativamente o conforto. Um novo console central oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço.

O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada com 185 litros. O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões.

A maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch. O painel da porta foi pensado em torno desta novidade, o que dá uma percepção da tecnologia e um visual mais racional e essencial.

O Fiat 500e possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central.

No Normal, oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. No Range, a função "One Pedal Driving" fica ativa e melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Com o Sherpa, ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima limitada a 80 km/h, resposta do acelerador para reduzir o consumo de energia e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento dos vidros e retrovisor para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.

Com uma autonomia de 320 quilômetros, a Fiat informou na apresentação do modelo que em testes realizados pela no Polo Automotivo de Betim (MG), o carro pode chegar a 460 quilômetros de autonomia rodando em condições ideais.

Seu motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos-valor de potência a 4.200 rpm com torque de 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500e de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

Para seu carregamento, o modelo vem com um cabo padrão de seis metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.

A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada "inteligente" por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada e qualificada para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até quatro horas.

O 500e conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala SAE. Olhando para o futuro, uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo, para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as velocidades. A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições ora mais urbanas, ora em rodovias.

O sistema atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo por meio dos seguintes itens:

? Controle de cruzeiro adaptativo: Assim que a velocidade de cruzeiro e a distância do veículo à frente forem definidas, o sistema manterá automaticamente esses parâmetros e, se necessário, pode parar completamente o carro caso o veículo da frente também pare.

? Lane Centering: o 500e reconhece os sinais de trânsito além das faixas de marcação na pista ao ativar o dispositivo, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem e tornando a direção mais segura (contando que as marcações na pista sejam detectadas corretamente).

A oferta é complementada por outros recursos de assistência, tais como: assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, detector de placas de limite de velocidade, detector de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360°, assistente de estacionamento, seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.

No 500e é possível ter acesso ao WiFi Hotspot embarcado no veículo nos dispositivos portáteis dos ocupantes. Capaz de conectar até oito dispositivos ao mesmo tempo. Um período de teste gratuito permitirá que o cliente teste a experiência do WiFi embarcado.