A picape Fiat Toro é um sucesso de vendas no mercado brasileiro. Apenas em 2021 foram quase 71 mil unidades emplacadas, enquanto a Renault Oroch, sua única concorrente, teve pouco mais de 12 mil unidades emplacadas.
Não dá para dizer que essa diferença no número de vendas seja em razão do preço, pois a versão de entrada da Fiat Toro tem preço a partir de R$ 143 mil e da Renault Oroch a partir de R$ 104 mil - a versões topo partem de R$ 215 mil e R$ 110 mil, respectivamente.
Um dos fatores que justiça o sucesso do modelo é a sua ampla variedade de versões. No Brasil o modelo é comercializado em sete versões, com opções de motorização turbo flex e turbo diesel e câmbio com seis ou nove velocidades.
Numa outra avaliação o Agora Vale teve a oportunidade de conhecer e avaliar uma versão com motor Turbo 270 Flex AT6 e agora conseguimos conhecer e avaliar a versão Volcano Turbo Diesel AT9 4x4.
A motorização diesel vem sendo oferecida na linha Toro desde o início da sua comercialização no mercado brasileiro em 2016. Na linha 2022 a principal novidade é o motor turbo flex com 185 cavalos-vapor de potência e 270 Nm de torque quando abastecido com etanol.
As versões equipadas com a motorização Turbo 270 Flex AT6 são equipadas com câmbio automático de seis velocidades com tração 4x2. Já as versões equipadas com o motor Turbo Diesel AT9 4x4 de 170 cavalos-vapor de potência, sempre com tração 4x4, são equipadas com o câmbio automático ZF de nove velocidades.
A picape Fiat Toro é responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up - SUP, que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total.
Na linha 2022, a picape conta com um desenho ainda mais moderno na dianteira, com um novo capô com fortes vincos e o reposicionamento da marca Fiat chega ao modelo com o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal, que tem elementos diferenciados nas configurações Ranch e Ultra, conferindo ainda mais exclusividade às versões. Há também novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes versões e para-choques com bulbar integrado.
A lateral com linha de cintura elevada e largas caixas de roda mantém a sensação de dinamismo, força e proteção. A traseira conserva a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.
O interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.
No quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1" posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente.
A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.
Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7''. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.