Hyundai melhora o Creta para conquistar mais espaço
Linha 2022 tem preço a partir de R$107.490,00
Sergio Dias 26 Ago 2021 às 11h16 Comentarios
Em um segmento muito disputado e competitivo como o dos SUVs, cada detalhe conta. Pensando nisto, a Hyundai apresentou a linha Creta 2022, com significativas melhorias para tentar ampliar a sua já boa participação no mercado. E o Agora Vale teve a oportunidade de participar desta apresentação, além de conhecer e avaliar o modelo.
A nova geração do Hyundai Creta 2022 chega em quatro versões: a de entrada Comfort 1.0l Turbo GDI com preço a partir de R$107.490,00, as intermediárias Limited 1.0l Turbo GDI com preço a partir de R$120.490,00 e Platinum 1.0l Turbo GDI, com preço a partir de R$135.490,00 e a topo Ultimate Smartstream 2.0l com preço a partir de R$146.990,00.
A linha Hyundai Creta 2022 é equipada nas versões de entrada e intermediárias com o motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, de três cilindros e entrega potência de 120 cavalos-vapor. Já a versão topo vem com motor aspirado Smartstream 2.0l que oferece 167 cavalos-vapor de potência.
A transmissão será sempre automática de seis velocidades e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, o que proporciona economia de combustível.
O seletor de modo de direção, com opções Normal, Smart, Eco e Sport , escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor e que atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção
Com design renovado, a linha Hyundai Creta 2022 conta com uma grade frontal exclusiva para o Brasil, em formato hexagonal, que dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em cascata, sendo emoldurada em prata ou cromado.
O conjunto óptico dianteiro vem com luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis para as quatro versões de acabamento. Faróis e lanternas em LED são exclusivos para a versão topo de linha.
O capô alongado com vincos bem delineados deixa as caixas de rodas mais robustas. Na silhueta lateral, há um elemento de design na forma de uma moldura que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.
Na parte traseira as lanternas em LED exibem uma novíssima assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, "2.0" ou "TGDI", aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.
A Hyundai deixou o interior da linha Creta 2022 mais luxuoso com um novo acabamento e materiais. Os novos bancos são envolventes, o console central está mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando. Para completar, o volante esportivo tem base reta e a alavanca de câmbio em T.
Maior por dentro e por fora, o modelo entrega máxima utilização dos espaços, oferecendo conforto extra a todos os ocupantes. Há mais espaço para pernas, ombros e joelhos. O freio de estacionamento eletrônico faz com que se ganhe ainda mais espaço no console central. Outros destaques são o painel digital colorido de sete polegadas, o ar-condicionado automático digital.
O teto solar panorâmico é um dos pontos altos da linha Hyundai Creta 2022. Oferece uma das áreas envidraçada mais amplas disponíveis, que vai até a cabeça do passageiro traseiro. E, por fim, a central multimídia BlueNAV traz a maior tela da categoria, de 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto.
É nessa tela, aliás, que o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360° uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.
O pacote de segurança Hyundai SmartSense chega ao Brasil com a linha Creta 2022. Além da Smart Camera 360°, a Nova Geração sai de fábrica com Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa. A lista segue com o Sistema de Frenagem Autônomo, que age em situações em que há risco de colisão frontal com pedestres, outros veículos e até mesmo ciclistas, e que, graças ao novo recurso de Detecção de Convergência à Esquerda, alerta, caso haja risco de colisão com algum veículo vindo de uma pista adjacente no lado oposto, tão logo seja acionado o sinal de mudança para a faixa à esquerda. Se esse risco prossegue, os freios são acionados automaticamente.
Outra função exclusiva é o Assistente de Permanência em Faixa. A tecnologia fornece um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista de forma não intencional. Já o Assistente de Centralização em Faixa mantém constantemente o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente, caso não haja marcação no solo. Completam a lista do pacote SmartSense o Detector de Fadiga, o Farol Alto Adaptativo e o Controle de Velocidade Adaptativo.
Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
O conceito global da Hyundai para conectividade veicular, o Bluelink, chega com novidades. Além das funcionalidades como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas, o motorista do Creta 2022 poderá ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.
Será possível buscar e acessar pontos de interesse através de um mapa no aplicativo do Bluelink e enviá-los ao carro. Ao traçar uma rota, o sistema de navegação indicará o melhor caminho usando informações de tráfego em tempo real.
Outra novidade em termos de conectividade são os comandos de voz. Ao pressionar um botão no volante, uma série de funcionalidades do veículo podem ser acionadas por voz, tais como: ligar e desligar o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar o vidro do motorista. Caso o Bluelink esteja ativado, por comandos de voz também é possível enviar mensagens de texto, obter informações sobre o clima e encontrar pontos de interesse para navegação.
O pacote de uso do Bluelink para o Creta 2022 será gratuito nos seis primeiros meses de uso. Após o período, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90 para o pacote básico ou R$ 49,90 para o uso de navegação por GPS.
Uma surpresa positiva é que a linha atual do SUV seguirá sendo comercializada na configuração Action, que mantém o motor Gamma 1.6l 16V DOHC D-CVVT Flex e terá preço a partir de R$96.490,00.
Esse modelo passará a ser o SUV de entrada da marca e conta com Sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor e Monitoramento de Pressão dos Pneus.
A linha Hyundai Creta 2022 está disponível em seis cores diferentes. Duas sólidas, Preto Onix e Branco Atlas; três metálicas, Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk; e uma perolizada, Azul Sapphire. Há ainda uma combinação de pintura chamada Dual Tone, quando as cores Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Silk e Azul Sapphire podem vir com teto, moldura da coluna C e barras de teto em preto, como opção e sob consulta prévia, exclusivamente na versão Ultimate.
Confira vídeos sobre a linha Hyundai Creta 2022 em https://youtu.be/Vq_xBiGhoWQ e https://youtu.be/8K3fiJfy9Yk.