O futuro da Volvo começa com o C40 Recharge
Modelo com 408 cavalos de potência foi o primeiro da marca que nasceu para ser unicamente elétrico
Sergio Dias 08 Jul 2022 às 11h23 Comentarios
Você que acompanha essa coluna toda semana no Agora Vale sabe que sempre estamos conhecendo e avaliando carros diferentes, de várias marcas, fabricados aqui no Brasil e importados.
Das cerca de 40 marcas que comercializam veículos aqui no País, uma que certamente teria um modelo na nossa garagem é a sueca Volvo. E agora tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar o crossover 100% elétrico C40 Recharge.
Como pouco falamos pouco sobre crossovers por aqui, uma breve explicação sobre esse tipo de veículo: são modelos fabricados utilizando a base de um carro de passeio com adaptações para adquirir características de um SUV.
O Volvo C40 Recharge que avaliamos é comercializado em versão única, tem preço a partir de R$ 410.950,00 e é equipado com dois motores elétricos P8 AWD - AAll Wheel Drive, que entregam 408 cavalos de potência e 660 N.m de torque.
De saída, uma novidade sobre como ligar o veículo: o Volvo C40 Rechage não tem botão de partida. Quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D, ele já está pronto para sair. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.
Com a tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de aproximadamente 440 quilômetros com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.
Vale destacar que a autonomia pode ter uma variação considerando os locais que o veículo trafega, com muitas subidas, por exemplo, e principalmente os hábitos do condutor. É preciso aprender a dirigir um carro 100% elétrico, para extrair o melhor que ele tem - inclusive sua autonomia.
Sobre extrair o melhor que o Volvo C40 Recharge tem, sua aceleração de 0 a 100km/h é feita em apenas 4,7 segundos, com limitador de 180km/h. A fabricante sueca Volvo colocou esse limite de velocidade em todos os seus modelos em 2020.
Outro recurso para ajudar na condução de um veículo 100% elétrico é o One Pedal Drive, que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.
O crossover C40 Recharge tem design marcante, com seus aerofólios e spoilers traseiros bem evidentes, que além de trazer um aspecto futurista, ajuda na aerodinâmica e autonomia através da menor resistência ao ar. Completando o visual, suas grandes rodas de liga leve de cinco raios com superfícies contrastantes de alumínio polido bruto e pintura preta brilhante.
No interior, seus bancos, volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados.
Sobre a decoração Topography, tem detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia.
Outro destaque é o teto panorâmico, que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros. Com vidro escuro fixo laminado de alta tecnologia com revestimento IR, otimiza o conforto em todas as condições climáticas, auxiliando na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol.
O C40 Recharge é equipado com o sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente.
Sem o motor à combustão na parte dianteira, O C40 Recharge tem um bagageiro frontal, além do porta-malas traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free - é só passar o pé abaixo do para-choque que a tampa abre ou fecha.
O Volvo C40 Recharge oferece as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. Conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).
Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.
Também pensando em segurança, o C40 Recharge possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.
Veja também
-
Libertos para uma vida nova 26 Mar 2024