Sumitomo Rubber Brasil quer produzir 50% mais pneus até 2029

Grupo apresentou o Dunlop SP926, pneu para caminhões em utilização em terrenos mistos


Essa semana não vamos de falar de carros, motos ou caminhões na coluna, mas de algo muito importante que está presente em todos eles: os pneus. Fomos convidados pelo Grupo Sumitomo Rubber para conhecer a sua fábrica inaugurada em 2013 na cidade paranaense de Fazenda Rio Grande.

Dona das marcas Sumitomo, Dunlop e Falken, em 2013 a produção na planta brasileira alcançava a marca de dois mil pneus. Dez anos depois o número saltou para 20 mil pneus e a expectativa é atingir o volume de 30 mil pneus até 2029 - uma observação: esse número de produção é por dia.

Além de conhecer a fábrica e saber que os pneus são produzidos utilizando a exclusiva tecnologia TAIYO (Sun) System, que possibilita a produção de pneus sem emendas nas partes de borracha, tivemos a oportunidade de conhecer um novo produto da marca Dunlop: o SP926, desenvolvido para caminhões em utilização em terrenos mistos.

"A Dunlop está extremamente orgulhosa dos resultados excepcionais obtidos nos testes do pneu SP926", afirma Rodrigo Alonso, Diretor Nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus.

O pneu Dunlop SP926 é fabricado no Brasil considerando as condições específicas de uso e segmentos do nosso mercado, sendo projetado para superar os desafios mais exigentes de trajetos mistos, desde asfalto até terrenos de terra, lama e pedras.

O pneu Dunlop SP926 estará inicialmente disponível na medida 295/80R22.5 e atende principalmente os setores canavieiro, construção e coleta de lixo, oferecendo uma solução completa em durabilidade, desempenho e economia operacional.

Conhecemos durante a visita a tecnologia e compostos que fazem parte do novo SP926 e que redefine os padrões de resistência contra cortes, arrancamentos e picotamentos. O talão, por exemplo, possui um reforço de nylon assegurando um excelente índice de recapabilidade, o que resultará na redução dos custos por quilômetro.

O design do Dunlop SP926 vem com sulcos mais largos para uma autolimpeza eficaz e maior aderência, enquanto sulcos 31% mais profundos em comparação ao modelo anterior redefinem a tração em condições adversas, resultando em um aumento de 43% na performance quilométrica.

Em testes realizados pelo Grupo Sumitomo Rubber, o Dunlop SP926 demonstrou melhor custo por quilômetro quando comparado a outros pneus utilizados em frotas.

"Esses resultados reforçam nosso compromisso contínuo em fornecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade e tecnologia que ofereçam desempenho excepcional, durabilidade incomparável e segurança, seja qual for o terreno, para todo mercado brasileiro", finalizou Alonso.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Caoa Chery amplia família Tiggo 7 2025 com a versão de entrada Sport

A Caoa Chery amplia a linha Tiggo 7 2025 e apresenta a nova versão de entrada Sport, equipada com motor 1.5L VVT Turbo Flex de até 150 cavalos de potência, transmissão CVT de nove velocidades simuladas e preço a partir de R$ 134.990,00.

A versão Sport é equipada com suspensão independente e freios a disco com ABS e EBD nas quatro rodas, Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração, além de Sistema Auxiliar de Partida em Aclives. Também vem equipado com setas em LED nos retrovisores, faróis Full LED, luzes de rodagem diurna e faróis de neblina com assistência para curvas, todos em LED.

Empresas passam a oferecer seguro para carros comprados em leilão

Uma das maiores dúvidas dos consumidores quando adquirem um veículo em leilão é como obter a apólice de seguro. A Copart se uniu à Loovi Seguros para oferecer seguro automotivo para os carros disponibilizados nos leilões organizados pela companhia.

O serviço oferece cobertura de até 70% no valor da tabela Fipe, de forma simples e desburocratizada. A Loovi Seguros não realiza análise do perfil ou comportamento do condutor, precificando o seguro através do valor do automóvel e sua localidade, dando a possibilidade de contratar 100% online ao arrematar seu veículo e já sair com ele segurado.

Hyundai e CAOA atualizam parceria para comercialização de veículos no Brasil

A HMB - Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis e a CAOA Montadora de Veículos anunciam atualização de sua parceria para a comercialização dos veículos da marca Hyundai no Brasil.

Pelo novo modelo de negócio, a subsidiária brasileira da fabricante sul-coreana passa a coordenar desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos Hyundai. A rede de concessionárias Hyundai será unificada, oferecendo veículos importados e produzidos localmente.

Primeiras unidades do novo Ford Mustang GT 2024 chegam no Brasil

A Ford revelou que as primeiras unidades da sétima geração do Mustang desembarcaram no Brasil, o que indica que a seu lançamento está bem próximo. O modelo será comercializado na versão topo de linha GT Performance, equipada com o motor Coyote V8 mais potente de todos os tempos.

A cor Vermelho Zadar será outro destaque do lançamento. A chegada da geração totalmente nova também tem um caráter especial por coincidir com os 60 anos do Mustang, que serão comemorados durante o ano com várias ações.

Kia oferece o híbrido Stonic com preço promocional de R$ 124.990,00

A Kia anunciou a redução de R$ 15 mil no preço praticado do Stonic, passando de R$ 139.990,00 para R$ 124.990,00, durante o mês de março. O preço promocional faz parte do "Movimento Híbrido Kia", extensiva também aos outros modelos da marca, como os Niro e Sportage.

"Estamos lançando a campanha 'Movimento Híbrido Kia', alicerçada em negociação com a Rede Autorizada de Concessionárias, para que possamos oferecer acessibilidade aos consumidores brasileiros por veículos eletrificados da nossa bandeira", argumenta José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

Volkswagen inicia pré-venda do inédito Polo Robust

A Volkswagen apresenta na o inédito Polo Robust, voltado exclusivamente à venda direta. O modelo, desenvolvido e testado junto a clientes do segmento agro, traz como grande destaque a suspensão dianteira e traseira elevada.

A versão conta ainda com dois kits exclusivos de acessórios. O primeiro com foco na proteção e conservação do veículo, inclui capas para banco em vinil, revestimento para assoalho de borracha e protetor da grade frontal, para uso exclusivo no campo rural, como fazendas e usinas. Já o segundo, além de todos os componentes anteriores, agrega tapete de borracha no porta-malas e engate para reboque.

Primeira empresa de aditivos automotivos a produzir no Brasil celebra 70 anos

Em comemoração aos 70 anos da Bardahl no Brasil, a marca prepara uma série de ações para este ano. Fundada em 1954, a primeira empresa a fabricar aditivos automotivos no país se tornou referência no segmento por sua capacidade de desenvolver produtos com tecnologia de ponta para o mercado.

"Pretendemos comemorar por todo o ano, sempre focados em manter viva nossa cultura inovadora, pioneira, cuidado com o meio ambiente e, acima de tudo, com as pessoas. Afinal, são sete décadas de história", afirma Ricardo Galvão, presidente da Promax, indústria que fabrica e comercializa os produtos Bardahl no Brasil.

Tecnologia acelera o desenvolvimento de novos produtos na Volkswagen Caminhões e Ônibus

A realidade virtual ganhou força na VWCO - Volkswagen Caminhões e Ônibus para o lançamento de produtos, que tem seu centro mundial de engenharia no Brasil e apenas em 2024 está previsto o investimento de R$ 1 milhão em inovação digitais.

Utilizada nas análises de manufatura desde 2022, a ferramenta possibilita que os processos de desenvolvimento sejam até três vezes mais rápidos e reduz em 65% os custos dos projetos, além de garantir mais segurança e a otimização das atividades executadas.

Disal Consórcio conquista movimento recorde em 2023

A Disal Consórcio encerrou 2023 como um resultado histórico, comercializando R$ 4,5 bilhões de créditos, volume 16,4% superior ao volume do mesmo período de 2022. Uma das justificativas dos excelentes resultados pode ser justificada pelos importantes passos em direção de uma infraestrutura mais robusta e ágil.

"Os resultados positivos devem ser creditados aos reflexos da modernização e dos benefícios que criamos com foco na inovação, tecnologia e digitalização do pós-venda, criando um novo universo de acessibilidade, produtividade e otimização dos processos", explica Fabio Augusto de Souza, CEO do Grupo Disal.