Na avaliação da semana o Agora Vale traz um modelo que certamente é uma das melhores opções disponíveis no mercado para as famílias: o Volkswagen Taos, SUV oferecido nas versões Comfortline e Highline com preço a partir de R$ 178 mil.
Fabricado na Argentina, as duas versões do modelo são equipadas com o eficiente motor turbo 250 TSI e câmbio automático de seis velocidades, que entrega 150 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos.
No design, a dianteira conta com faróis full-LED com sistema IQ. Light. Deles nasce o DRL - Daytime Running Light em LED que cortam a grade frontal e se fundem com o logo da marca. Complementam o visual o capô vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com acabamento em preto brilhante em formato de "X".
Na traseira as lanternas acompanham o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI, uma referência ao torque de 250 Nm - não confundir com a potência do modelo, que como citado acima são 150 cavalos. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, de série nas duas.
Um dos destaques do Taos é o seu espaço interno, ideal para famílias que têm necessidade de transportar muitas coisas no dia a dia e até mesmo em viagens de curta e média distância.
O SUV da Volkswagen tem 4.461 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.
O porta-malas do Taos também é o maior quando comparado com os seus concorrentes diretos: 498 litros - o Jeep Compass tem 476 litros e o Toyota Corolla Cross tem 440 litros, por exemplo. Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando significativamente a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes.
Uma característica que chama a atenção no modelo é o acabamento interno. Com a utilização de elementos nobres, como material soft touch e couro revestindo portas e painel frontal, bancos revestidos em couro sintético, o volante multifuncional com novo design e a sofisticada "Ilha digital", que envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela de 10,1" polegadas, de altíssima definição.
Além disso, o que faz do interior do Taos algo totalmente original é o Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São dez cores à disposição. Além de decorar o painel frontal e invadir as portas dianteiras, a tonalidade escolhida também se estende ao painel de instrumentos, garantindo uma perfeita harmonia e maior sensação de conforto na cabine.
Uma das principais novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB - Autonomous Emergency Brake, que no Taos traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.
Outro recurso high-tech presente no Taos é o ACC - Adaptive Cruise Control, ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, e o coloca em movimento quando o carro adiante volte a se mover, em um intervalo de até três segundos. Esta função proporciona muito conforto no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades, por exemplo.
Frenagem automática pós-colisão, alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, controles de tração e estabilidade auxílio de partida em rampa e sistema de bloqueio eletrônico do diferencial completam a lista de recursos eletrônicos do Taos.
O painel de instrumentos é 100% digital. A versão Comfortline vem com tela de oito polegadas de altíssima resolução, enquanto a versão Highline traz de série o Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e inteiramente configurável.
Outros recursos são os paddles shift, que possibilita uma condução mais esportiva, e o seletor de perfil de condução, que permite ao motorista, por meio da tela do VW Play, escolher entre quatro tipos: ECO, Normal, Sport e Individual.