Tenho certeza que, de muitas formas, você já leu muito sobre o tema do amor. Escutou muitas canções, pregações ou até mesmo assistiu em filmes ou telenovelas temas relacionados com esse sentimento que está presente na vida de todo ser humano.
Falar do amor é a arte dos apaixonados! Conversar sobre o amor é a dimensão dos amantes. Expor o amor é a loucura dos ousados. Mas o amor que aqui trato é o amor que podemos traduzir por caridade, o amor que é atencioso, que não se deixa invadir pela inveja ou pelo ciúme, amor que está sempre pronto a atender todas as necessidades da vida. O amor que passa pelo Céu!
Quando lemos a vida de Jesus nos Evangelhos, somos invadidos por ricos testemunhos da sua atitude quando andou pelas ruas de Cafarnaum, pela Judéia ou Samaria, por Jerusalém. Sim, Jesus viveu esse amor que toca a sensibilidade do coração e não descansa enquanto não traduz o bem em atitudes concretas.
Amar, segundo os ensinamentos de Jesus, é oferecer um copo d?água pra quem está com sede, uma roupa pra quem está nu, um alimento para quem está com fome, um olhar de misericórdia para quem precisa de compaixão. Então percebemos que esse amor dispensa o romantismo, não necessita de profundas declarações, mas é um amor que se traduz em pequenas e sensíveis atitudes que podem mudar o mundo ao nosso redor. É amor gratuito! É amor que se conquista com essa profunda experiência da nossa vida em Deus!
Ah como o mundo carece de tal amor! Como as pessoas hoje não conhecem mais essas atitudes, pois temos nos deixado invadir por paixões desordenadas ou mesmo pela pressa das nossas decisões e opções da vida, que nem sempre nos reservam um final feliz. Tornamo-nos insensíveis ou até mesmo grosseiros nos nossos relacionamentos e a cada dia mais a violência encontra brechas em nossas palavras ou atitudes para se expressar.
Amar segundo o coração de Deus é atitude para pessoas corajosas! É preciso muita coragem para amar como Jesus amou, mas Ele está disposto a nos ensinar, com muita paciência essa coragem!