Agora sois luz no Senhor!


"Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Procedei como filhos da luz" (Ef 5, 8s). Com essas palavras, Paulo nos exorta a vivermos praticando a bondade, a justiça e a verdade como seguidores de Cristo.

Toda a prática de Jesus foi pautada nessa verdade e nessa justiça, frutos do amor que Ele nos ensinou a encontrar no coração de Deus, como nos recordam os Salmos, esse Deus que é bondoso, compassivo, paciente.

Dessa forma, buscar a Deus todos os dias, é dispor-se a abrir o coração e escolher atitudes de "luz" que nos permitam caminhar nos caminhos do Senhor. É escolher todos os dias traços dessa misericórdia para vivermos em cada atitude nossa, nas nossas palavras, nos pensamentos, no comportamento e nas delicadezas do quotidiano. Atitudes que expressam o quanto Deus tem importância para nós e o quanto é bom e exigente segui-lo.

Nessa caminhada quaresmal que vivemos, nesse tempo oportuno que a Igreja nos propõe todos os anos, podemos dar essa oportunidade para nós. Buscar configurar nosso coração no Coração Misericordioso do Pai e termos atitudes de bondade, de mansidão, de paciência e compaixão e quem sabe, contribuirmos para a construção de uma sociedade mais justa e verdadeira, essa sociedade que começa bem ao meu redor.

Agora sois luz, pois já viveis na presença do Senhor Ressuscitado, Ele que veio nos livrar das trevas do erro e do pecado, nos ensinou que a Páscoa se percorre a partir de um caminho de abandono e flagelo, com os olhos fixos no Senhor.

Busquemos as coisas do alto e não nos deixemos abater pelos obstáculos que muitas vezes visitam nossas estradas e nossas certezas, mas que, em Cristo, sejamos fortes e irrepreensíveis.