Existem momentos na vida que precisamos saber cultivar como oportunidades da graça de Deus, momentos simples e feitos de pequenos gestos que nos constroem sempre.
Quando penso em Deus, na tentativa mais humana de imagina-Lo como meu Pai, deixo-me invadir pela afirmativa do próprio Cristo em nos apresenta-Lo como Abba - Pai e um Pai que tem misericórdia no coração.
Dessa forma, permito nascer em mim, todos os dias, essa vontade de transformar a vida em oportunidades melhores. Recordo-me da bonita palavra de Paulo quando escreve: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito" (Rm 12, 2).
Creio que essa palavra é sempre atualíssima e essa exortação é hoje direcionada para todos nós. Portanto, vamos transformar a vida transformando nossas atitudes, buscando cada dia mais o discernimento em Deus para todas as nossas ações. Amando mais, aprendendo a amar segundo o coração de Deus, podemos tornar um pouco mais leve as estranhezas da vida. Pode ser uma forma bonita de construirmos a vida. Construir a vida num momento em que alguns desejam encerrá-la pelas suas fraquezas, pelas poucas oportunidades de esperança, por desacreditarem diante dos obstáculos.
Construamos hoje esse dom especial que Deus nos concede.