Francisco do mundo


Assim como Assis conheceu seu Francisco, o mundo hoje vem conhecendo a tão carismática pessoa do Sumo Pontífice, um homem que tem demonstrado, com suas atitudes, um rosto tão ausente dos nossos relacionamentos – uma pessoa de paz, que acredita e luta pela misericórdia no coração da humanidade.

Uma vez expressou: "As mãos de Deus se comprometeram com nossa existência. Deus nos fez não só com Sua palavra; nos fez com Seu coração, com Seu amor; com Seu entusiasmo". Com tais palavras, o Papa nos permite uma reflexão profunda com Deus na nossa caminhada de fé, permitindo um relacionamento de proximidade com o Pai, que nos cria com o seu coração, seu amor e seu entusiasmo, que se alegra pela criação, que tem cuidado de nós, ainda que relutemos, muitas vezes, diante das dores, em aceitar que Deus está conosco e nos ama com amor incondicional.

É um servo de Deus que nos contagia pelo modo como traduz, em pequenas atitudes, a delicadeza que pode mudar o coração humano e aproximá-lo mais de Deus, aproximando-nos mais do próximo. Recordando o pensamento de Madre Teresa de Calcutá: "Cada obra de amor, realizada com todo o coração, sempre conseguirá aproximar as pessoas de Deus".

Palavras tão simples e tão profundas, que podem desarmar os corações humanos nesse mundo cada vez mais áspero nas suas atitudes e tão desumano em seu amor.

Assim tem sido os passos e as palavras do Papa Francisco e podemos afirmar, com toda alegria no coração – Deus veio visitar o seu povo, trazendo um pouco de carinho e bondade nas atitudes desse grande pastor.

Que nos sintamos provocados também a expressar gestos de bondade e gentileza nos nossos relacionamentos, quebrando os muros construídos pelos relacionamentos ressentidos, aproximando os corações machucados e destruindo o ódio que gera, cada vez mais, tristeza e morte.