O Espírito de Deus está agindo


É fascinante sentir nas palavras de Jesus, narradas nos Evangelhos, um amor incondicional pelos mais necessitados, por aqueles cuja sociedade resolveu discriminá-los por serem indigentes, cobradores de impostos, prostitutas, adúlteros, samaritanos... Jesus se torna amigo. Jesus escuta suas inquietações. Jesus oferece a cada um, uma nova possibilidade de assumirem a vida com mais dignidade. Em tempos de incertezas, Ele se mostra como o Caminho, a Verdade e a Vida.

É o Espírito de Deus agindo no coração dos abandonados e dos excluídos da sociedade, lhes restituindo uma dignidade de filhos e filhas amados. E diante de tal atitude testemunhada pelo Cristo, nos perguntamos: E eu, qual tem sido a minha atitude diante dos menos favorecidos da minha sociedade?

Hoje somos desafiados a deixar que a Palavra de Deus penetre nossas vidas, que ela atinja até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas como nos recorda a Carta aos Hebreus (4, 12-13), iluminando o discernimento dos nossos pensamentos e das intenções dos nossos corações. Somente assim, seremos homens novos em uma sociedade nova. Com um coração mergulhado nos ensinamentos da Palavra, teremos a coragem, a força e a sabedoria de testemunhar um comportamento capaz de vencer as barreiras que nos dividem e que discriminam tantos e ter a coragem de resgatar a esperança em diversos períodos da vida, percebendo a alegria que pode nascer dos corredores já escurecidos de tantas derrotas, perdas e abandonos. É o Espírito clamando para que sejamos ?luz? aonde as trevas insistem. Mas é preciso ter coragem e ousadia para dar esse passo e nos deixarmos ser invadidos pela ação do Espírito Santo de Deus.

Deixemo-nos ser visitados pelo Espírito de Deus! Que Ele encontre nossos corações desarmados e disponíveis. Ele tudo pode! E da nossa parte, sejamos facilitadores desse canal de graça. Em nós, Deus pode fazer maravilhas! É preciso a abertura dos nossos corações e a humildade para que a Palavra faça morada em nós!