A Palavra de Deus nos propõe em seus ensinamentos, um caminho de santificação, que nos torna autênticos filhos e filhas do Céu. Trata-se de um esforço cotidiano de ajustar nosso comportamento com uma vida marcada pelo bem, pela prática do amor e pelo coerente testemunho.
Olhar os santos e santas da Igreja pode nos causar certa estranheza por nos vermos tão distantes do exemplo de vida que cada um apresenta. Mas é nesse contexto que devemos nos deixar ser conduzidos pela ação do Espírito Santo que quer continuar despertando novos exemplos de santidade que respondam as exigências do tempo presente. Os santos de calça jeans, com dizia o Beato João Paulo II.
Viver santidade hoje é buscar atitudes de paciência, de bondade, de perdão, de delicadeza nos gestos, de atenção, de generosidade, de sorriso e de presença na vida das pessoas, que possam edificá-las.
Trata-se de um desafio agradável, pois a meta a ser atingida nos eleva no conceito da vida humana. Como é bom buscar o bem e ter consciência que essa busca tem o seu preço e que nem sempre é muito fácil.
Por isso Jesus proclama bem-aventurado aquele que sofre, que está aflito, que é perseguido pela causa do Reino, grande será a sua recompensa. Prontos para esse desafio? É a grande revolução que permitimos em nossas vidas, a partir do nosso encontro com Cristo!
Santidade de vida é experimentar pequenos gestos que nos custam uma mudança de vida para melhor e colaboram muito com o ambiente ao nosso redor. Amar sem esperar nada em troca. Oferecer sem esperar recompensa.
Que nesta semana possamos estar atentos às nossas palavras e aos nossos gestos. Que todos eles possam inaugurar sempre as maravilhas do Reino de Deus em nós!