Seja o primeiro a lhe atirar uma pedra


Umas das páginas mais impressionantes da Sagrada Escritura, que relata tão bem o sentimento de Jesus Cristo caminhando pelo monte das Oliveiras, foi o encontro d?Ele com os escribas e os fariseus que lhe trouxeram uma mulher pega em adultério. Naquela condição em que a mulher fora encontrada, naturalmente deveria ser condenada a morte sendo apedrejada, assim nos relata Jo 8, 1-11.

Jesus, na condição de um homem de paz, escrevendo com o dedo na terra, após certa insistência, assim expressa olhando para aqueles que ali se encontravam: ?Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra?. É Jesus ajudando aqueles que ali se encontravam a perceber o quanto a hipocrisia desvia a pessoa dos valores da vida e que, muitas vezes, esperamos as quedas humanas para alimentar em nós essa sede de maldade, de julgamentos infundados, de desejo de vingança, de críticas destrutivas. E nos sentimos sempre superiores ou perfeitos diante dos erros do outro.

Vejo a atualidade dessa Palavra em nossos dias com muita tristeza. Vejo o quanto o coração humano não conseguiu dar um passo na transformação dessa condição humana tão precária para uma nova postura, feita de misericórdia, de mansidão, de bondade nas atitudes, de disposição em ajudar aquele que cai a se levantar e não desanimar diante da sua fragilidade.

Muitos ainda continuam semeando o mal ou a discórdia no coração das pessoas, muitos ainda sentem o prazer em divulgar os erros ou as quedas dos outros com espírito de condenação e muitas vezes, de maneira infundada.

Nessas palavras de Jesus, em que Ele devolveu para aquela mulher a condição de voltar a viver e viver com dignidade, Ele também nos ensina que em todos nós a vida não encontrou apenas graça, mas somos também pessoas frágeis e que, a qualquer momento, podemos cair. E para aquele que cai, não existe nada mais consolador que encontrar um ombro amigo que o anime a se levantar e continuar...

Que Deus tenha piedade dos muitos abutres que ferem a sua Igreja, que ferem a sua Palavra, que ferem aqueles que buscam viver um caminho de santidade em Cristo.