Um homem chamado por Deus


Nesses anos idos de breves mensagens que deixei aqui, sempre desejei de maneira muito simples, traduzir a beleza da mensagem do Senhor para nossos corações, buscando fortalecer nossas convicções, nossa caminhada de fé e nosso desejo de santidade.

Hoje tenho a liberdade de falar de um santo da Igreja que é o fundador da minha Família Religiosa - os Salesianos - e esse homem e santo é São João Bosco, ou como o chamamos Dom Bosco. Um santo italiano, da região de Turim, que viveu entre os anos de 1815 e 1888 e teve um coração apaixonado pelos jovens. A Igreja o reconhece como o patrono da juventude em todo o mundo.

Dom Bosco intuiu em seu coração, uma forma nova de se tornar sacerdote, entregando sua vida pela causa da juventude do seu tempo, marcada pelo abandono e pela exploração do trabalho. Foi com o coração impetuoso que pode oferecer para tantos jovens, uma casa que os acolhesse e um amigo que se preocupasse com eles, na sua formação profissional, humana e cristã, fazendo-os bons cristãos e honestos cidadãos.

Dessa forma, todos os dias, a sua casa era procurada por uma infinidade de jovens que desejam permanecer com aquele bom padre. Dom Bosco foi plantando em muitos corações essa bonita semente da vida, construída no alicerce do amor e da justiça, que passa pelo respeito humano e pela valorização da vida.

Os dias modernos nos desafiam também a oferecer essa rica educação aos nossos jovens, feitas de um testemunho coerente e da capacidade de atraí-los por um ideal maior. Como é difícil despertar na vida dessa juventude um desejo pelos valores éticos, por uma vida feita de ideal, por escolhas acertadas que exigem sacrifício e perseverança, valores hoje descartados do meio social por muitos.

Celebramos no próximo dia 16 de agosto o aniversário de nascimento de Dom Bosco e pedimos que Ele interceda junto de Deus, a quem sempre foi fiel, pela nossa juventude e por novos educadores capazes de fazer da educação uma verdadeira vocação do amor e da alegria, da ousadia e da criatividade e, acima de tudo, uma oportunidade de formar novos cristãos e honestos cidadãos, como sempre foi o desejo do nosso Pai e Fundador São João Bosco!

Roga por nós, Dom Bosco, hoje e sempre!