Uma bonita, profunda e tão libertadora expressão usada por Jesus em momentos tão particulares e especiais na vida de muitas pessoas. Vai, a tua fé te salvou (Mc 10, 52). Acreditar... crer... depositar toda confiança... somente um homem como Cristo para abrir em nossos corações uma certeza tão segura como essa.
Não é fácil carregar a fé. Não é fácil deixar de perder a certeza da fé em momentos tão particulares da nossa vida. Não é fácil crer diante de uma doença grave, de um risco de vida, de uma traição, de um desafeto, de uma ingratidão...da morte.
Fazemos um pouco essa experiência quando tomamos consciência da nossa pobreza diante de Deus. Entendemos que tudo nessa vida é um presente maravilhoso que o Senhor nos concede a cada dia.
Os pobres de espírito, como identifica Cristo, são aqueles que menos condenam as pessoas, que conseguem conviver com os pecadores sem os menosprezar, mas ao contrário, oferecem sempre estímulos para uma vida melhor. É nessa pequenez que muitas pessoas se aproximaram de Jesus com suas forças exauridas, com suas certezas destruídas, mas com uma chama de fé ainda acesa. Por isso conseguiram encontrar o que buscavam. Diante do grito desesperador, um olhar era confortante, uma graça era atingida. Vai, a tua fé te salvou!
Quem possui pouco ou quase nada, sabe valorizar o menor de todos os presentes...por isso a certeza de que o Senhor estará sempre pronto a nos escutar e nos atender. E o presente que Ele tem a nos oferecer, somente um coração carregado de fé, será capaz de compreender e aceitar.