A generosidade que enobrece o coração

Espalhe o amor!


Como é bom ter um coração generoso, agradecido e cheio de gratidão. Em tempos onde vemos tanta avareza e tão pouca capacidade de partilha, saber oferecer com alegria e simpatia o que temos, é algo que enobrece a alma e o coração.

Deus espera um coração generoso e grato da nossa parte, essa capacidade de reconhecer tudo o que Ele fez e faz por todos nós. Continuamente o Senhor nos surpreende com sua generosidade e bondade, oferecendo-nos bem mais do que merecemos.

Gosto de dizer que me envergonho diante dos imensos gestos de amor que Deus me oferece todos os dias e, mesmo nas dificuldades que atravesso, reconheço as mãos generosas do Pai.

Quando Jesus curou dez leprosos, certa vez, apenas um voltou para agradecer, recorda-nos o Evangelho. A gratidão traz alegria ao coração e, demonstrar a gentileza pelo bem que se recebe, torna a vida mais feliz.

Cada pequeno gesto de bondade e atenção pode mudar o dia de alguém, uma saudação mais calorosa, uma gentileza no trânsito ou o segurar a porta de um elevador quando alguém está aproximando. São inúmeros os pequenos gestos que demonstram generosidade e gratidão e o mundo pode se tornar melhor a partir disso.

O que encontramos, muitas vezes, é a desmotivação em continuar oferecendo tais gestos, como se fôssemos os únicos a exercê-los, pois o egoísmo e a indiferença têm transformado o coração humano. A escolha é nossa: ou nos damos por vencidos ou continuamos a espalhar o amor em forma de pequenos gestos de bondade e de generosidade, quem sabe, contagiando mais as pessoas que estão ao nosso redor, sem mesmo dizer uma só palavra.

Espalhe o amor! Espalhe os gestos de generosidade! Espalhe a gratidão por onde você passa! Que seus rastros recordem a muitos que em você, a vida já encontrou equilíbrio e bondade.